Por que Brasília originou tantas bandas excelentes no mundo do Rock?

Semana passada assisti ao documentário “Rock Brasília — Era de Ouro”(2011), do cineasta Vladimir Carvalho, que conta a história de quatro importantes bandas que surgiram nas décadas 70–80, em Brasília: Aborto Elétrico, Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana. O documentário é ótimo e conta detalhes de histórias que conhecíamos artificialmente, mas não foi isso que chamou a minha atenção. Durante os mais de 90 minutos eu fiquei me perguntando por que grandes bandas do país se originaram na capital brasileira? Por que Brasília? Por que as bandas mais aclamadas da década de 80 são do mesmo lugar? Por que os vocalistas inteligentes, amados e aclamados, eram de Brasília? Coincidência?

No documentário descobri que o pai dos irmãos Lemos — que juntos com o Renato Russo formaram o Aborto Elétrico — foi professor de português na UNB, que o pai do vocalista da Plebe era desembargador e somei com a informação que já tinha de que Renato Manfredini, pai de Renato Russo, era um importante funcionário do Banco do Brasil. Com esse somatório, criei uma teoria para, talvez, responder as minhas perguntas feitas durante quase o documentário todo.

Todos esses músicos (talvez a maioria dos músicos das bandas de rock de Brasília) são de uma família estruturada, classe média e um chefe de família trabalhador. Levando em consideração de que educação é uma coisa que passa de geração em geração, não poderia ser diferente do filho também ser inteligente e trabalhador. Porém naquele período onde Brasília era tomada pelos militares da Ditadura, essa juventude usou a inteligência e a garra para combater a repressão e gritar por suas causas próprias. E nessa época a música era a forma mais eficaz de protestar! Nessa época, também, Brasília estava em expansão e era comum que quase todos os jovens de mesma classe e idade se conhecessem: ou eram vizinhos, ou estudavam juntos ou frequentavam o mesmo lugar. Sendo assim, a atitude de um despertava a do outro — vide que Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, decidiu virar cantor depois de ver Renato Russo no Aborto Elétrico.

Pronto. Acho que respondi a minha própria pergunta ‘Por que tantas bandas de rock vieram de Brasília’.

Não devo estar certo, mas não deve ser apenas coincidência tantas bandas que entraram para história saírem do mesmo lugar, na mesma época.

PS: nesse documentário ouvi pela boca de Renato Russo a história sobre o fim do Aborto Elétrico, contada até então por livros e por Fê Lemos, o outro culpado de tudo.