A importância de Java no contexto de aprendizado

Ruan Miguel
2 min readApr 11, 2024

--

Java, uma linguagem pouco valorizada, mas que carrega uma grande importância no contexto de aprendizado.

Java Wallpaper
Java Wallpaper

Ultimamente vejo muitas pessoas odiando o Java, ou dizendo que Java é obsoleto, e até faculdades abandonando a tão clássica linguagem e a substituindo por outra, lentamente, vemos o Java perdendo espaço no mercado e morrendo aos poucos, mas eu acredito que haja um contexto específico que o Java ainda domina e deveria se manter vivo, no aprendizado.

Atualmente há diversas linguagens, e muitas delas tem maior espaço no mercado do que o Java, ou então são mais fáceis de se usar e aprender, ou mais apropriadas para determinados casos, como Rust e Go para casos em que um bom desempenho e uma sintaxe agradável sejam pontos importantes, mas eu acredito que para aprendizado Java seja a linguagem perfeita.

O motivo de minha crença se dá ao fato de que Java ainda é uma referência em aprendizado e por ser uma lingua verbosa, Java força o usuário a se acostumar com diversas coisas e detalhes que vão o ajudar a se preparar para futuras linguagens ou regras do mercado.

  • Java força a orientação a objetos, forçando o usuário a aprender e se acostumar com um paradigma presente em diversas outras linguagens, e que é extremamente útil.
  • Java ensina conceitos que são importantes no mercado, mas que não são necessariamente obrigatórios para um programador iniciante aprender pois não existem ou são opcionais em linguagens mais novas, um desses conceitos é a tipagem estática, que nunca passou de uma convenção em JavaScript e Python, mas graças ao TypeScript pelo menos, o JavaScript se torna compatível com esse recurso.
  • E o ponto principal para minha argumentação, Java é referência de aprendizado, diversos livros famosos e importantes do ramo da programação são feitos usando exemplos de código em Java, podemos citar por exemplo “Clean Code”, “Refactoring: Improving the Design of Existing Code”, e também temos “Test-Driven Development”.

Java pode não ser a lingua mais rápida, nem a com a sintaxe mais simples, mas é a linguagem mais apropriada para nos prepararmos para o mercado, ensinando conceitos que não aprendemos tão comumente em outras linguagens, e nos permite aprender o máximo possível sobre livros famosos que usam essa linguagem como base.

--

--