Autopilot

Rubens Beraldo Paulico
2 min readFeb 15, 2019

--

Em 2017 eu tinha o hábito de escutar podcasts enquanto diagramava para o meu estágio. Um desses podcasts, No Sleep Podcast, um podcast que narra histórias de terror (“creepypastas”) da internet, era um dos meus favoritos.

Em um de seus episódios o podcast narra uma creepypasta “Autopilot”, sobre aqueles momentos em que você acaba parando de pensar no que está fazendo e passa tudo para o automático. A verossimilhança da história me deixou atordoado, muitas das histórias do podcast são claramente inventadas ou inspiradas em filmes, séries e/ou livros de terror, mas Autopilot parecia ser inspirada diretamente em manchetes de jornais, descrevendo uma tragédia que pode acontecer à qualquer um.

Em muitas matérias na minha graduação em Design Digital, eu me sentia em Autopiloto.

Aula começa.

Professor/a passa atividade. Geralmente desenvolver um aplicativo com uma premissa que eu não acreditava funcionar, mas que precisava ser entregue para seguir com o semestre.

Autopilot Engage.

E eu sabia que não era o único. Meus amigos com quem fazia trabalho reclamavam da mesma sensação. Não trabalhávamos em algo que nós gostaríamos de desenvolver. Não trabalhávamos em algo que a gente sequer imaginava que valia a pena desenvolver. O resultado era um trabalho que não nos refletia, feito apenas por fazer. Um trabalho fruto de um autopiloto.

Carreguei comigo essa frustração por toda a minha graduação.

Durante as provas para entrar e, agora, nas duas semanas já dentro da Apple Developer Academy, eu tive contato com o Challenge Based Learning, um método de aprendizado iniciado pela Apple que trabalha com autonomia, criatividade e, principalmente para mim, motivação. O sistema que esse método elabora para o aprendizado (Engage, Investigate, Act) me faz ficar motivado com o que estou desenvolvendo, nada durante algumas das disciplinas de Design Digital me motivaram tanto.

A maneira de “afunilar” as ideias gradualmente, sempre sendo guiadas pelo que mais traz interesse e motivação que a etapa de Engage (Big Idea, Essential Question, Challenge) faz o processo fluir de uma maneira tão simples, prática e te envolve tanto que o que antes parecia ser um esforço se torna algo… Engajante.

Agora estamos adentrando o processo de Investigate. Fazia tempos que eu não me animava para estudos como estou agora.

Autopilot Disengage.

--

--