8 livros para transformar a gestão de TI da sua empresa

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Antigamente todos queriam se tornar um rockstar. Garotos e garotas aprendiam a tocar guitarra para serem grandes astros. E a maioria percebia na prática que não era assim tão fácil. Atualmente o conceito de rockstar foi atualizado para o bilionário de tecnologia. Mas para ter a ideia que valerá bilhões (ou a que não vai quebrar nenhum recorde, mas será um negócio de sucesso) você precisa de muito mais do que inspiração. Você precisa de gestão. Reunimos aqui livros de gestão em TI para despertar novas capacidades de um CIO ou um gerente de TI em ascensão.

Alguns títulos abaixo abordam o tema em profundidade, conciliando tecnologia, tendências e formas de se conduzir o negócio. Outros abordam de forma indireta, mas são igualmente ricos em exemplos e linhas de pensamento para você alcançar performance, formar equipes fortes e estabelecer a base necessária para inovação. Abasteça seu leitor digital e sua empresa com essas dicas.

Em inglês

Ler na língua original sempre traz ótimos benefícios. Seja para ler direto da fonte, sem depender de edições (por vezes, enviesadas), ou para absorver conteúdo que ainda não foi traduzido. Mergulhar nesses títulos pode configurar um grande diferencial no mercado.

Technopoly: The Surrender of Culture to Technology, de Neil Postman. 2011, Editora Vintage

Deixamos de ser uma sociedade que simplesmente usa a tecnologia como suporte para uma sociedade que é moldada pela tecnologia. Em Technopoly, é apresentado um panorama das consequências políticas, culturais, artísticas e sociais do efeito que a tecnologia desempenha nos dias de hoje.

Thinking in Systems: A Primer, de Donella H. Meadows. 2008, Chelsea Green Publishing

Neste volume, a autora do bestseller internacional Limits to Growth, estimula uma visão holística de um projeto. Uma visão além do detalhe técnico, que é justamente o papel do gestor. É um ponto de partida para diversos novos caminhos da sua empresa. Afinal, para reinventar algo, é necessário entender seu funcionamento como um todo.

Em português

Ótimos títulos que já ganharam edição brasileira de qualidade.

Para onde nos leva a tecnologia, de Kevin Kelly. 2012, Editora Bookman

Em uma abordagem nada convencional, o autor do bestseller Inevitável encara a tecnologia como um organismo vivo que evolui, tem vontades, necessidades e é capaz de expandir nossa capacidade individual. Exercite sua observação e análise sobre as mudanças de sistema e abra a cabeça.

Steve Jobs: a biografia, de Walter Isaacson. 2011, Editora Companhia das Letras

Quando o assunto é tecnologia, sem dúvida alguma ele é o rockstar da nossa era. Jobs revolucionou seis indústrias, a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular a computação em tablet e a edição digital. Você poderá extrair erros e acertos de Jobs, além de poder traçar um perfil profissional de destaque.

O que há de especial nessa obra é a forma com que foi criada. Mais de 40 entrevistas com Steve Jobs e mais de 100 entrevistas com familiares, amigos, colegas e adversários deram base para esta biografia. Steve Jobs colaborou, mas fez questão de não ler o material antes de ser editado, justamente para dar liberdade e permitir que o autor o mostrasse de forma crua, transparente e sem censura.

A Segunda Era das Máquinas, de Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee. 2015, Editora Alta Books

Erik é simplesmente diretor e Andrew o principal cientista do Center for Digital Business do MIT. Eles apresentam um ensaio sobre o impacto exponencial que a tecnologia promove no nosso mundo. Inteligência Artificial, níveis absurdos de automação e um panorama de como devemos nos posicionar proativamente frente a esse movimento sem volta.

Impérios da Comunicação, de Tim Wu. 2012, Editora Zahar

Uma inovação gera uma abertura, seguida de um fechamento. Nesse livro, você acompanha a análise afiada de Tim Wu sobre o movimento cíclico dos impérios da comunicação. Uma jornada pela TV, cinema, internet e como essas indústrias foram moldadas e depois revolucionadas pela tecnologia.

De brasileiros para brasileiros

Em terras tupiniquins temos ótimos exemplos a serem seguidos na área, tanto acadêmicos quanto gestores que comprovaram na prática determinadas condutas. E com a vantagem de aumentar suas chances de encontrar o autor em eventos, ou de se corresponder para esclarecer pontos específicos da obra.

Gestão e Liderança para Profissionais de TI, de Pedro Tavares Silva. 2010, Editora FCA

Apesar de não ser mais um lançamento, esse livro continua essencial. Principalmente para suprir uma defasagem de currículo de muitas faculdades de TI. Mais do que lidar com sistemas de informação, um gerente deve saber como agir com seus liderados. O livro mescla situações cotidianas com técnicas administrativas e de gestão para quem quer subir de cargo, ou já subiu e está enfrentando novos desafios.

Implementando a Governança de TI, de Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu. 2014, Editora Brasport

Da estratégia à gestão de processos e serviços, os autores mostram uma visão integrada e inovadora da governança em TI. Repleta de casos reais, modelos aplicáveis em diversos ambientes organizacionais.

Ler e agir

Os profissionais de TI podem ser incluídos no hall de pessoas que mais precisam se atualizar. O conteúdo varia de novos estilos de programação, tendências de mercado, ou simplesmente novos conhecimentos conforme o profissional avança na carreira, como gestão de talentos, planejamento, fluxo de tarefas e condução de projetos.

Aqui no blog já abordamos temas que saem da esfera técnica e entram no campo humano. Vale muito a leitura deste artigo sobre como superar desafios na gestão em equipes de TI. Outro conteúdo fundamental que orienta uma condução eficiente é a relação que você deve criar com os stakeholders, para administrar os interesses e as expectativas sobre as entregas.

Atualize-se com esses títulos e conte com a ferramenta de gestão que faz toda a diferença na sua empresa. O Runrun.it cria um depositório único e de fácil acesso, torna mais prática o compartilhamento de tarefas e o controle dos processos. Monitoramento, para aumentar a performance e extrair o melhor da sua equipe. Faça um teste grátis: http://runrun.it