Como ser produtivo até na sala de espera

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Nem só de checar os e-mails vive um(a) profissional entediado(a). Existem outras boas coisas para fazer enquanto espera, que você talvez nunca tenha sequer tentado. Aceita uma sugestão? Da próxima vez que estiver no táxi, no aeroporto, na estrada, no céu, ou na sala de espera do consultório, e sentir que está matando seu tempo, siga estes conselhos.

1. Encontre um abrigo

Se estiver num aeroporto, lembre-se de que restaurantes e lounges são os lugares mais indicados para trabalhar porque oferecem Wi-Fi grátis e lanchinhos fáceis. Fuja da área de embarque, a mais barulhenta. Se estiver no táxi, avise que vai trabalhar e peça para desligar o rádio ou coloque fones de ouvido. No consultório? Solicite a gentileza de te chamarem pessoalmente enquanto você se foca.

2. Retome aquela leitura

Você sempre terá um artigo, matéria ou capítulo interessante que ainda não acabou de ler. Ou algum que gostaria de rever para extrair mais informações. Uma ferramenta incrível e gratuita para guardar conteúdos e ler depois é o Pocket. Você ainda recebe recomendações de leituras baseadas no que você salvou.

3. Tente um brainstorm

O golpe de misericórdia contra o tédio é o instante criativo. Por isso, nada melhor do que pegar papel e caneta e rabiscar ideias de projetos futuros ou iminentes. Todas essas ideias que inquietam sua mente podem virar um sorriso largo se você simplesmente despejá-las em forma de palavras e depois frases.

4. Cheque suas tarefas

Dependendo do lugar onde estiver, você não terá condições de resolver problemas complexos. Em compensação, pode ser o momento ideal para organizar a prioridade da sua lista de tarefas, mandar recados ou mesmo conferir os avanços e pendências da sua equipe. Aliás, o aplicativo do Runrun.it (iOS e Android) é ideal para isso.

5. Use seu celular para… falar!

Parece até esquisito falar assim, mas a realidade é que quase ninguém mais usa o celular para ligar. E, no entanto, pode fazer uma baita diferença ouvir a voz de alguém, quando se trata de persuadir, influenciar ou acalmar alguém do outro lado da linha. Por isso, aproveite seu tempo para resolver pepinos por telefone — pode ser bem mais eficiente do que trocar mensagens.

6. Ou puxe papo

Já trabalhou o suficiente? Sem problema. Quer você esteja no consultório, no aeroporto ou no táxi, você pode quebrar o gelo. Pergunte sobre o trabalho do motorista, comente sobre o tempo, um artista na rua, uma novidade na cidade. Vai dizer que você nunca teve um insight depois de conversar com um desconhecido?

(Bônus) Checklist para viagens longas

Vai viajar a trabalho e não quer ficar parando olhando pela janela do carro, ônibus ou do avião? Confira nesta checklist se você está levando…

ESSENCIAIS

  • Celular e notebook carregados — são suas ferramentas de trabalho;
  • Carregadores — e também adaptadores,
  • Fones de ouvido — para substituir o desânimo por foco.

EXTRAS

  • Lanchinhos e bebidas — e se for difícil parar para comer?;
  • Caderno e caneta — para o brainstorm;
  • Câmera fotográfica — belas paisagens à vista?;
  • Diário de viagem — um dia você pode querer se lembrar;
  • Revista de sudoku ou palavras-cruzadas — porque ninguém é de ferro,
  • Dois livros e duas revistas — para o caso de você cansar de algum.