Use a motivação no trabalho como uma aliada

Originalmente publicado em blog.runrun.it

Se você é um(a) líder de equipe sensível, conseguirá identificar onde você e a administração da empresa pecam, levando sua equipe a perder a motivação no trabalho. Pode ser desde um problema no ambiente físico até a falta de reconhecimento dos colaboradores e as atitudes pouco transparentes e maduras de certas pessoas. Bem, existem algumas soluções que não exigem muito investimento financeiro, mas sim, certo investimento gerencial. Tudo depende de quão dedicado(a) você está para ter uma carreira de sucesso dentro da sua empresa, uma equipe eficiente e ser considerado(a) um(a) grande mentor(a) pelos colegas à sua volta. Se você está empenhado(a) nisso, confira como usar a motivação no trabalho como uma aliada com essas 9 dicas.

1. Mantenha o espaço arejado e iluminado

Ninguém quer trabalhar numa lata de sardinha, quente e escura. Aqui entra desde a distribuição das mesas, sua ergonomia, até a iluminação (quanto mais natural, melhor) e a temperatura do ar condicionado. Não há nada mais irritante do que trabalhar num lugar onde um lado é frio como o polo Norte e, o outro, quente como o Agreste. Essa questão estrutural é tão fundamental que preparamos um infográfico do ambiente de trabalho perfeito.

2. Comunique tudo

Todas as informações boas e ruins devem ser comunicadas para quem trabalha na empresa. Uma campanha nova será lançada? O colaboradores devem saber antes que a população. A marca ou uma equipe em especial ganhou um prêmio? Isso deve ser divulgado como reconhecimento e incentivo. Existe um boato de grandes demissões, crises ou outras desordens? Ninguém tem mais direito de saber a verdade do que os funcionários. É importante comunicá-los antes do que à imprensa.

3. Trabalho dá fome

Todo mundo precisa de um intervalo durante o expediente para socializar com os colegas ou esfriar a cabeça. Nessas horas, é recomendado que a empresa mantenha uma copa com bebidas quentes, água e algum lanche — neste caso, quanto mais saudável, melhor. E, se sua equipe tiver que ficar até mais tarde, não pense duas vezes em pedir uma pizza ou um lanche.

4. Cada um é um

As pessoas gostam de ser respeitadas e reconhecidas individualmente, sobretudo, quando são esforçadas e produtivas. O reconhecimento não precisa ser uma medalha ou um quadro de melhor funcionário do mês. Aumentar a motivação no trabalho não é coisa do outro mundo. Para isso, basta chamar seu colaborador para uma conversa individual, escrever um e-mail ou fazer um elogio público.

5. Bate-papo com a equipe

A valorização do grupo é tão importante quanto a individual. Converse frequentemente com seus funcionários, marque bate-papos coletivos a cada semana. Mostre para eles o que estão fazendo certo, errado e qual é o posicionamento da empresa. Eles devem conhecer todas as metas e objetivos da organização onde trabalham.

6. Reconhecimento

Crie avaliações periódicas onde os mais comprometidos e eficientes tenham alguma recompensa. Ela pode ser em forma de prêmio em dinheiro, em dias de folga, em bolsas de estudos… Você conhece seus funcionários e sabe o que eles mais gostariam de receber em troca de trabalho duro. Veja aqui algumas ideias.

7. Seja amigável

Para que seus colaboradores se sintam bem em sua companhia, seja amigável com eles. Preocupe-se com suas questões pessoais, converse, abra-se, ensine. Eles podem começar a te enxergar como um(a) grande líder. Só não confunda relação profissional cordial com amizade profunda. Seu contato deve ser amigável e aberto, mas não muito pessoal.

8. Apoie novas ideias

Deixe a porta sempre aberta para sugestões. Quando os colaboradores vêm até você com uma solução para um problema que acreditam ser da empresa, é um sinal de que se importam e veem motivação no trabalho que fazem. Além disso, eles podem dar ideias de novos projetos e processos que podem ser muito úteis e lucrativos para a empresa. Incentive a criatividade e você fará com que seus funcionários desejem conversar com você.

9. O que te motiva?

Ao conversar com seus colaboradores, preste atenção àquilo que os motiva. Um tema? Um esporte em comum? Uma experiência? Não tente criar novas políticas ou eventos de socialização que eles consideram tediosos. Preste atenção ao que excita sua equipe e inove nas estratégias.

Motivação no trabalho com o Runrun.it

Algumas dessas sugestões são bem importantes para nós, do Runrun.it. Nós criamos a ferramenta para que ela seja um grande passo a caminho da transparência nas relações de trabalho, no reconhecimento dos bons exemplos e no registro das novas ideias que surgem a cada projeto. Teste o Runrun.it gratuitamente e veja como motivar seus pares pode ser mais fácil do que você imagina: http://runrun.it