O nascimento de Vênus, de Alexander Cabanel, 1863

Pequeno Tratado Botânico

Rute Ferreira
1 min readFeb 1, 2024

--

Na folhagem rente ao caule em que te percebo

e gasto horas num marear que não se compreende no Tempo

admito: quero ficar.

No tronco firme em que as crianças — verdugos tão cruéis — te deixaram em carne viva e retalhada

concluo que nada me prende aqui, mas quero ficar.

Nas flores que se espalham entranhadas do perfume que me enleva e como uma corda se amarra ao meu pescoço

(as mesmas flores que refletem fugidias o trágico vislumbre que eu não vi)

sinto todo o desavesso: quero ficar.

Na raiz que grita ao sol e na folha que mais solitária se desprende ao ver a lua

escalo e pouso

como a sombra de uma canção

e dela te canto só um verso.

Eu vou ficar.

Gostou? Deixe suas palminhas. Elas vão de 1 a 50 e levam esse texto adiante. Estou no Instagram como ruteferreiras_

--

--