Redação “O ensino de religião nas escolas”
Atualmente, o ensino de religião nas escolas não é tão comum no Brasil, porque enfrenta problemas quando praticado, pois, geralmente, é apenas ensinado o cristianismo, o que é um preconceito para com os que crêem em outras religiões, como as de matriz africana, por exemplo.
A maioria dos municípios e estados não praticam o ensino de religião em suas escolas (públicas ou particulares), pois reconhecem que isso geraria preconceitos no ambiente escolar e na sociedade, porque, hoje, é como as religiões não hegemônicas são tratadas, principalmente as afro-brasileiras.
Isso se da, pois a metodologia aplicada no ensino não é a mais adequada, porque não contempla todas as vertentes religiosas, o que é problemático, uma vez que os alunos, ainda em processo de formação de suas opiniões e caráter, podem ter pensamentos conflitantes dentro de seus âmbitos familiares.
Podemos assim, concluir que o ensino de religião nas escolas, como é feito hoje, gera conflitos, pelo fato de nem todos simpatizarem com a mesma religião. Porém, esses problemas seriam evitados caso o ensino se mostrasse neutro, contando a história das outras religiões.
Autor: Ruy Cassimiro.