#Review 13 Reasons Why

Review do livro Os 13 Porquês

Editora Ática/Tradução: José Augusto Lemos/255 páginas

A História como o livro chegou em minhas mãos:

No último dia 31 de março estreou pela Netflix 13 Reasons Why, antes de mais nada, quero deixar claro que não assisti a série. Comecei a acompanhar a enxurrada de comentários e artigos de especialistas na área de saúde comentando o seriado.

(…)Conversando com uma amiga (Juliana M. Oliveira) disse que preferia ler o livro primeiro. Sempre que uma obra literária vai para a tela da tevê ou as grandes telas, sofre adaptações. E particularmente, gosto de beber diretamente da fonte. A minha amiguinha me presenteou com o livro, veio pelo correio. Valeu Saraiva chegou em três dias!

Foto do livro na minha mochila companheira de viagens!

Sobre o livro

O livro conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que depois de viver uma série de situações de abuso, decide tirar a própria vida. Ela lista os 13 Porquês [motivos] que são gravados em 7 fitas kassetes.

Essas fitas são endereçadas a 13 pessoas que foram as razões/motivos diretos para ela decidir tirar a própria vida. A narrativa do livro é em primeira pessoa, logo na primeira página você é introduzido ao personagem Clay Jensen. Um garoto que foi apaixonado por Hannah e se depara ao chegar em casa com uma caixa endereçada a ele sem rementente. As tais fitas estão na caixa. E Clay quer saber o motivo de estar nessas fitas. E por meio do desespero e momentos de pura aflição desse personagem nós vamos escutando a história de Hannah e entendendo o contexto de sua vida.

Percepções

Nas primeiras páginas não senti empatia pela Hannah, depois de tudo que li dos especialistas, gente falando que se tratava das pessoas querendo ver os culpados pagando e não discutir o problema em si. Minha visão ficou poluída. Até a terceira fita. O escritor consegue conduzir o leitor de maneira magistral a trama vai se abrindo diante dos seus olhos e você se vê no lugar do Clay. Sente toda a angúsita dele e por não ter como impedir os fatos que antecederam o fatídico destino de Hannah.

Quero dizer que fiquei feliz de ver o livro com o selo da Editora Ática, fiquei pensando na minha estante. Acredito que não tenho nada deles. Bem, até agora. E fiquei saudosita, minha vida na escola foi marcada por essa editora. Devo a ela o meu gosto pela leitura.

10 pontos para a Editora Ática [estilo potterhead]

Autor

O norte-americano Jay Asher e 13 Reaons Why, é seu trabalho de estreia como escritor. No final do livro tem um encartilhado especial com uma entrevista com o autor, então se você tem algumas dúvidas a respeito da escrita dele, como eu também tive, vale a pena dar uma conferida nesse material.

Tá começando a ler agora?

Sou o tipo de pessoa que acredita que cada história de um livro entra na vida da gente no momento certo. Então, se você está iniciando agora sua caminhada literária, não se preocupe se não tem uma estante abarrotada de livros. O importante é vivenciar a mágica do momento. Cada história entrará no seu caminho no momento certo. ;)

Se você assistiu a série ou leu o livro comenta comigo! Esse é o momento propício para trocarmos ideias. Aaah, esse é meu primeiro review de livros, então tô meio ansiosa.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Laura Brasil’s story.