Declaração de Fundação

sabotag3x
4 min readFeb 18, 2018

Abaixo está a Declaração de Fundação da Rede do ACX: Conforme o tempo se passa e todos nós pegamos essa missão na direção de nossa escolha de forma democratica, eu espero que esta declaração sirva como lembrança de por que estamos aqui e o que esperamos alcançar — um conjunto de princípios orientadores para continuar sendo verdadeiro, conforme nós todos avançamos juntos de forma constante.

Na sua busca por progresso ao longo das eras, quão irresponsável a humanidade tem sido, deixando muitos de seus membros para trás. Em suas tentativas de tardiamente desenvolver o que uma vez foi descartado, quão audacioso foi presumir essas necessidades e rude para ditar a maneira e os limites de sua implementação.

Durante tempos imemoriais, uma minoria controlou as chaves do acesso financeiro no mundo. Cerca de 6 bilhões de pessoas são negadas a um acesso econômico adequado — o pré-requisito inerente ao poder necessário para participar de forma significativa e autêntica na sociedade. De todos os bens públicos que a sociedade começou a valorizar, seja energia, transporte, comércio, cuidados de saúde ou educação, e de todos os desenvolvimentos que nós ainda pretendemos alcançar, o acesso financeiro é simultaneamente a base e o ápice — ele é tanto o determinante da nossa condição atual quanto a chave para desbloquear nosso potencial futuro. Neste respeito, o acesso financeiro não é simplesmente outro bem público, mas sim o penúltimo bem público e, além disso, um direito humano fundamental. Assim, último melhor bem público é a capacidade de votar nas manifestações do próprio acesso financeiro.

Juntos, a tecnologia blockchain e as criptomoedas representam o maior momento de equilibrio do nosso tempo — uma chance para todos os cidadãos do mundo se tornarem capacitados. Os cidadãos do mundo em desenvolvimento são os mais bem posicionados para tirar proveito imediato do acesso sem permissão a novas ferramentas e modelos econômicos habilitados por essa tecnologia. Embora o surgimento dos celulares permitisse que eles saltassem completamente a necessidade de linhas fixas, a descentralização dará um passo adiante e não só permitirá que eles evitem bancos e modelos centralizados, bem como catapultará eles na direção de um papel de liderança para esse movimento. Tudo o que eles precisam é o acesso ao seu próprio sistema incentivado, e a capacidade de governá-lo por si mesmos. Os sistemas são naturalmente arquitetados para beneficiar seus criadores. Os 6 bilhões e toda a humanidade merecem uma rede calibrada e controlada por eles.

A espinha dorsal de qualquer rede é a sua comunidade. A própria humanidade é inatamente comunitária e os antes excluídos mantiveram raízes comunitárias mais fortes. Existe a presunção de que os modelos ocidentais devem ser os modelos de modernidade para todos os outros. Em vez disso, devemos procurar os modelos descentralizados já existentes de infra-estrutura comunitária no mundo em desenvolvimento à medida que formamos, participamos e melhoramos a nossa própria rede. Seja num mundo desenvolvido ou em desenvolvimento, a única coisa que as diferentes comunidades precisam desenvolver é o acesso mútuo.

A descentralização é a melhor maneira de avançar na era econômica global. Quando os indivíduos recebem acesso direto uns aos outros, eles são mais compensados pelas suas contribuições, e é criado mais valor para o coletivo. E cada um de nós tem muito valor para contribuir. Se substituímos dar e receber, com compartilhamento e fornecimento, nós podemos transcender um novo sistema de abundância para todos. O novo conceito não é de diminuição da pobreza, mas de criação de riqueza: não é sobre um grupo que ajuda outro, é sobre emponderar-se para liderar em conjunto.

Se todos nós compartilhamos essa mesma narrativa, de respeito mútuo e dignidade reconhecida, nós podemos satisfazer as necessidades do outro como uma família. Nós podemos aprender muito e não há nada que não podemos co-criar se nós escutarmos ao outro antes e construirmos juntos depois. Cada um de nós tem uma voz tão poderosa, mas somente quando nós falarmos juntos teremos o poder de ser ouvidos. Nós, as pessoas do mundo, todos merecem acesso igual à liberdade econômica, desenvolvimentos tecnológicos e a capacidade de definir tal acesso.

  1. Acesso financeiros é um direito humano fundamental.
  2. Esse direito deve ser desenvolvido eternamente através de um ecossistema devidamente incentivado.
  3. As decisões sobre a evolução do ecossistema devem ser igualmente acessíveis a todos os cidadãos do mundo.
  4. Os antes excluídos terão maior poder para definir e moldar a referida evolução.
  5. A humanidade é uma família global que deve se unir para realizar suas ambições mais ousadas e co-criar um mundo que nos pertença e beneficie a todos nós.

Todos nós.

Originally published at medium.com on February 18, 2018.

--

--