Entendendo a Access Network

sabotag3x
5 min readFeb 28, 2018

--

A Rede da Access (Access Network — ACX) é uma economia de token incentivada que coordena a colaboração entre comunidades do mundo em desenvolvimento e desenvolvido. A Access alavanca a blockchain da Ethereum para colocar as comunidades carentes no comando do seu próprio desenvolvimento enquanto compensam aqueles que contribuem ao longo do caminho.

Mas o que exatamente queremos dizer com economia de token e coordenação baseada em blockchain? E como isso tudo é relevante para capacitar os desatentidos? O objetivo desta postagem é mostrar o ACX em uma linguagem mais acessível.

As blockchains permitem que as pessoas transfiram valores on-line com segurança sem depender de terceiros confiáveis. Recentemente, essa capacidade foi estendida para além dos pagamentos, incluindo transações mais complexas, como empréstimos, co-propriedade e crowdfunding, bem como atividades não financeiras, como votação on-line e governança descentralizada.

Ao coordenar essas interações em blockchains públicas por meio de código de computador, as pessoas podem evitar terceiros buscando renda¹ e colaborar diretamente uns com os outros. Isso é especialmente relevante para os mercados emergentes, onde a falta de infraestrutura comercial confiável (bancos, data centers, registros de identificação, moedas estáveis, governos confiáveis, etc.) impede o desenvolvimento econômico.

Redes baseadas em blockchain usam tokens de criptomoedas para incentivar a coordenação. Quando devidamente arquitetadas, essas economias de token podem alinhar os participantes da rede para trabalhar em direção a objetivos comuns sem orquestração centralizada ou intervenção externa.

A Rede da Access distribuirá e utilizará os tokens ACX para alinhar os participantes com a descentralização da inclusão financeira. A economia de token emergente coordenará o desenvolvimento entre pares (peer-to-peer) nas áreas onde é mais necessário.

  • Os indivíduos ingressam na rede ao ganhar, comprar ou receber tokens ACX.
  • Os tokens podem ser utilizados nos ciclos de governança da rede, nos processos de tomada de decisão e nos aplicativos de serviço que se desenvolvem a partir desses processos.

Para incluir e alinhar todas as partes interessadas relevantes, os tokens ACX serão distribuídos através do (1) Reserva de Incentivo, (2) Evento de Geração do Token e (3) Corretora de Acesso aos Desatentidos (Access Underserved Exchange).

O Reserva de Incentivo é uma reserva de tokens ACX e ETH que é controlada pelos participantes da rede. Os detentores dos tokens votarão para decidir para onde esses tokens vão ao longo do tempo. Como os detentores do token estão harmonizados por causa da sua propriedade comum da rede, eles são incentivados a recompensar atividades/projetos que melhorem sua funcionalidade. A Reserva de Incentivo oferece uma opção de trabalho para que qualquer pessoa participe da rede, contribuindo com seu tempo e habilidades relevantes.

O Evento de Geração do Token permite que pessoas físicas ingressem na rede comprando tokens ACX. Essas contribuições são fundamentais para estimular a circulação inicial do ACX. O Evento de Geração do Token também inclui alocações para membros da equipe, construtores da comunidade e assessores da Access. Isso oferece uma opção de “compra” para pessoas com capital para iniciar o desenvolvimento da rede.

A AUE é uma reserva de tokens ACX que será distribuída para populações desatendidas no mundo em desenvolvimento por meio de organizações parceiras. A primeira corretora parceira da AUE é a Atlas Money, uma plataforma bancária P2P móvel com mais de 300 agentes que fornecem serviços financeiros de porta em porta para mais de 17.000 clientes na África Ocidental. A Atlas Money facilitará o alcance, armazenamento e utilização dos tokens ACX para seus clientes. A AUE é um mecanismo de “bolsa” para comunidades desatendidas que participam da rede e desempenham um papel ativo em seu desenvolvimento.

Os tokens ACX serão usados para participar dos (a) ciclos de governança da rede, (b) processos de tomada de decisão e aplicativos de serviço que incentivam os contribuidores a desenvolver ao redor da rede.

A Rede do ACX é auto-alterável. Os detentores do token podem atualizar suas regras de operação usando um procedimento democrático, que pode ser atualizado. Isso acontece através de um ciclo eleitoral em andamento, no qual os participantes propõem e votam em mudanças nos

  • Módulos de Tomada de Decisão (as regras para distribuição de tokens da Reserva de Incentivo) e
  • Protocolo de Governança (as regras do próprio ciclo eleitoral)

Construir tanto em governança quanto em meta-governança permite que a rede integre novos projetos de mercado, mecanismos de coordenação e modelos de governança à medida que eles evoluem ao longo do tempo.

A Rede do ACX direciona o seu próprio desenvolvimento. Os detentores do token sinalizam suporte para desenvolvimentos que desejam que sejam financiados, e os contratos inteligentes liberam tokens com base na força desses sinais. Isso permite que os participantes definam continuamente o que “desenvolvimento” significa para eles e recompensem as contribuições conforme eles considerem adequado.

O conjunto inicial de regras, conhecido como “Módulo de Votação”, é um sistema de votação multi-rodada com votos quadráticos (para limitar a influência de grandes detentores de toke ), democracia líquida (para permitir aos usuários delegar poder aos líderes comunitários) e quoruns dinâmicos (para ajustar a dificuldade de receber recompensas com base na atividade da rede). Futuros Módulos de Tomada de Decisão podem introduzir novas formas de distribuir recompensas como incentivos de votação automatizados ou recompensas para testar atualizações.

A Rede do ACX se torna mais útil para seus participantes ao longo do tempo. Os detentores do token desfrutarão de um ecossistema de aplicativos cada vez melhor, que atenda às suas necessidades à medida que votam para financiar novos desenvolvimentos. A rede pode financiar desde campanhas de distribuição de smartphones até sistemas descentralizados de reputação para construir uma nova escola. E como o poder de voto é distribuído equitativamente pelo mundo em desenvolvimento e desenvolvido, os desenvolvimentos mais bem-sucedidos serão aqueles que impactam a comunidade global da Access.

Para alavancar a atividade de desenvolvimento, a equipe da Access apresentará uma primeira camada de serviços, incluindo interfaces Web para votação e carteiras baseadas em SMS para usuários desatendidos. A equipe da Access também apoiará a comunidade no desenvolvimento de soluções de segunda camada, como aplicativos de remessa e plataformas de comércio eletrônico e serviços de empréstimo de ACX.

Dito isto, a qualidade do desenvolvimento que a Access facilita dependerá da qualidade das contribuições da comunidade. A arquitetura da economia de token da Rede do ACX apenas garante que, uma vez iniciado o envolvimento, ele será auto-sustentável.

¹Nota do Tradutor: Rent-seeking ou busca de renda, é uma tentativa de derivar renda econômica pela manipulação do ambiente social ou político no qual as atividades econômicas ocorrem, em vez de agregar valor.

Originally published at medium.com on February 28, 2018.

--

--