Hardwares

Sabrina Jonnes
Aug 8, 2017 · 8 min read

Placa-mãe

A placa mãe é considerada a espinha dorsal do computador, pois faz a conexão de todos os componentes e tem vários componentes que melhoram o desempenho do computador. Existem dois tipos de placa mãe, AT e ATX. As placas do tipo AT eram utilizadas em computadores antigos, já as placas ATX estão presentes em todos os computadores atuais.

Tipo de Placa Mãe:

Placa AT:

É o tipo de placa dos computadores que foram utilizados em meados dos anos 90. Estas placas são bastante simples e possuem as seguintes características:

  • Placas do mesmo tamanho, independente do fabricante.
  • Componentes localizados sempre no mesmo lugar.
  • Não possui gerenciamento de energia.
  • Somente o conector do teclado soldado na placa mãe.

Placa ATX

Esse tipo de placa é utilizado em todas as placas atuais pois possui diversos recursos tecnológicos que fazem muita diferença no desempenho do computador.

As principais características das placas ATX são:

  • Todos os componentes soldados na placa.
  • Placas de tamanhos diferentes.
  • Componentes da placa mudam de lugar.
  • Possui gerenciamento de energia

LPX

Formato de placas-mãe usado por alguns PCs “de marca” como por exemplo Compaq. Seu principal diferencial é não ter slots. Os slots estão localizados em uma placa a parte, também chamada “backplane”, que é encaixada à placa-mãe através de um conector especial.

Esse padrão foi criado para permitir PCs mais “finos”, já que as placas de expansão em vez de ficarem perpendiculares à placa-mãe, como é o normal, ficam paralelas.

Após o padrão de placas-mãe ATX ter sido lançado, uma versão do LPX baseada no ATX foi lançada, chamada NLX. Visualmente falando é fácil diferenciar uma placa-mãe LPX de uma NLX.

No padrão LPX o conector para a placa de expansão (backplane) está localizado no centro da placa-mãe e este é um conector parecido com um slot. Já no padrão NLX o conector para a placa de expansão está localizado em uma das laterais da placa, e é um contato de borda contendo 340 pinos, similar ao usado por placas de expansão

Um vídeo de como ligar corretamente os fios do gabinete a placa mãe.

Processador

O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-mãe não aceita qualquer tipo de processador, pois é desenvolvida para modelos específicos. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A freqüência é um dos itens que determinam a velocidade de processamento, entretanto a quantidade de memória cache e o seu barramento é fundamental para a agilidade do processador.

Tipos de Processadores

Single-core ou multi-core

Esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.

Arquitetura 32 ou 64 bits

Essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits é possível que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.

Compatibilidade com overclock

Esta é uma técnica utilizada para aumentar a velocidade nominal do processador e conceder um desempenho extra ao usuário. Processadores que possuem esta capacidade são identificados como “Unlocked”, no caso de Intel, ou “Black Edition”, para AMD. No entanto, é preciso estar ciente que a exigência excessiva de processamento dos chips podem fazer com que esses componentes se desgastem mais rápido, além de obrigar o usuário a equipar a máquina com sistemas de resfriamentos mais eficientes.

Um vídeo que mostra como instalar um processador no PC.

Memória RAM

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, freqüentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

Apesar do conceito de memória de acesso aleatório ser bastante amplo, atualmente o termo é usado apenas para definir um dispositivo eletrônico que o implementa, basicamente um tipo específico de chip. Nesse caso, também fica implícito que é uma memória volátil, isto é, todo o seu conteúdo é perdido quando a alimentação da memória é desligada.

Algumas memórias RAM necessitam que os seus dados sejam frequentemente refrescados (atualizados), podendo então ser designadas por DRAM (Dynamic RAM) ou RAM Dinâmica. Por oposição, aquelas que não necessitam de refrescamento são normalmente designadas por SRAM (Static RAM) ou RAM Estática.

Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em pentes de memória, que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina.

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma freqüência de trabalho. Além disso, a colocação das memórias em paralelo (propriedade da arquitetura de certos sistemas) permite multiplicar a velocidade aparente da memória.

A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. É nesta memória que são carregados os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, os seus dados são perdidos quando o computador é desligado. Para evitar perdas de dados, é necessário salvar a informação para suporte não volátil (por ex. disco rígido), ou memória secundária.

Tipo de Memória RAM

Há dois tipos de tecnologia de memória RAM que são muitos utilizados: estático e dinâmico, isto é, SRAM e DRAM. Há também um tipo mais recente chamado MRAM.

SRAM

Static Random-Acces Memory -RAM Estática, esse tipo é muito mais rápido que as memórias DRAM, porém armazena menos dados e possui preço elevado se considerarmos o custo por megabyte. Memórias SRAM costumam ser utilizados como cache.

DRAM

Dynamic Random-Acess Memory -RAM Dinâmica, memórias desse tipo possuem capacidade alta, isto é, podem comportar grandes quantidade de dados. No entanto, acesso a essas informações costuma ser mais lento que o acesso às memórias estáticas. Esse tipo também costumam ter preço bem menos quando comparado ao tipo estático.

MRAM

Magnetoresistive Random-Acces Memory-RAM Magneto- resistiva, a memória MRAM vem sendo estudada há tempos, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. Trata-se de um tipo de memória ate certo ponto semelhante à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Graças a isso, essas memórias consomem menos quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica. O problema das memórias MRAM é que elas armazenam pouca quantidade de dados e são muito caras, portanto, pouco provavelmente serão adorada em larga escala.

Um vídeo mostrando como instala a memoria RAM no PC.

HD

O disco rígido — ou HD (Hard Disk) — é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.

Tipos de HD

IDE/ATA

ATA, um acrônimo para a expressão inglesa Advanced Technology Attachment, é um padrão para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drivers de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais. Este padrão apenas suporta cabos até 19 polegadas (450 mm), embora possam ser adquiridos cabos de maior comprimento, e é a forma menos dispendiosa e mais comum para este efeito.

SERIAL ATA

SATA, um acrônimo para Serial Advanced Technology Attachment, é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa como unidades de disco rígido e drivers ópticos. Diferentemente dos discos rígidos IDE, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os discos SATA transferem os dados em série. Os cabos SATA são formados por dois pares de fios usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios o que permite usar cabos com menos diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

SCSI

SCSI, acrônimo de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners. Características físicas e elétricas de uma interface de entrada e saída projetadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos periféricos são definidas pelo SCSI.

Um vídeo explicando como instala um HD.

Placa de vídeo

Placa de vídeo é um componente do computador, responsável por enviar sinais deste para o monitor, a fim de que as imagens possam ser apresentadas. Estas imagens podem derivar da navegação, do uso do processador de textos, etc. Geralmente, as placas de vídeo possuem memória própria, sendo a capacidade medida em octetos

Tipos de Placa de vídeo

Existem quatro tipos de placa de vídeo IDE, ISA, AGP e OnBoard.

Um vídeo mostrando como instala uma Placa de vídeo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade