6 princípios para criar narrativas atraentes

Sabrina Neto
5 min readFeb 8, 2023

--

Não existe fórmula na arte de escrever. Mas podemos nos inspirar em alguns princípios para criar histórias que conectem com as pessoas. Confira!

O processo… (Foto: Arquivo pessoal)

A escrita, como forma de expressar minhas ideias e contar histórias, faz parte da minha vida desde muito antes da minha escolha pelo jornalismo, há mais de 14 anos.

Ao longo desse tempo, descobri o quanto a arte de escrever é transformadora, dinâmica e que o processo de escrita é um constante aprendizado que chega de muitas formas, principalmente lendo e escrevendo muito.

Justamente por ser tão dinâmica e demandar uma energia criativa tão intensa, nem sempre é fácil colocar nossas ideias no papel. Contudo, podemos usar alguns caminhos que podem nos guiar durante o processo de escrever.

Em 2022, fazendo um curso sobre escrita, marketing e mercado do livro, criado pela jornalista Lilian Cardoso, descobri o livro Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não, dos autores Chip Heath e Dan Heath.

De forma muito didática e com diferentes exemplos, os autores mostram como construir um texto coeso, com intensidade, fluidez e que seja capaz de conquistar o interesse e a atenção do leitor usando alguns princípios-chave na forma de transmitir a mensagem.

Não acredito em fórmulas para escrever. Cada escritor tem seus métodos, personalidade textual e um estilo particular de se conectar com o seu público. Isso é maravilhoso!

O que me chamou atenção, e me instigou a compartilhar esses princípios com você, foram os caminhos simples e práticos pontuados no livro para potencializar a mensagem em nossas histórias. 😊

Confira abaixo quais são os seis princípios do livro Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não.

1. Simplicidade

Esse é o primeiro princípio pontuado no livro. Aqui, a ideia é encontrar a essência da sua mensagem. Quando encontramos a essência do nosso texto, fica muito mais fácil compartilhá-lo. De acordo com os autores Chip Heath e Dan Heath, para chegarmos a esse núcleo da ideia é preciso aprender a excluir. Aprender a priorizar.

Trecho do livro Ideias que colam, página 13.

2. Surpresa

Sabe quando algum livro, série ou filme chama a nossa atenção? Ficamos interessados para saber mais sobre aquele determinado tema, descobrir mais sobre o personagem ou ainda sobre como aquele mistério será revelado no final? Pois é! Como fazer isso com o nosso texto?

Para Chip e Dan Heath, é preciso contrariar as expectativas das pessoas. Quebrar o padrão. Abrir lacunas de conhecimento. Despertar o interesse e a curiosidade do nosso público.

Trecho do livro Ideias que colam, página 13.

3. Concretude

Esse princípio me recorda uma história pessoal, vivenciada ainda na minha época de faculdade.

Eu tinha uma professora de Língua Portuguesa que sempre falava para a turma sobre a importância da concretude. Uma vez, eu fiz um texto de uma lauda sobre um besouro que havia entrado no meu ouvido (sério, gente, a sensação é horrível, mas isso é assunto para outro conteúdo haha). Conforme a professora lia o texto, ela riscava algumas palavras e murmurava: “pensamento, pensamento e mais pensamento”. No fim, ela me entregou o caderno e perguntou: “cadê a concretude?”. Fiquei arrasada naquele dia, mas, depois, ao reescrever o conteúdo, percebi o meu erro. O meu texto não estava claro. Eu precisava colocar as ideias em formato de ação.

Para Chip e Dan, devemos explicar nossas ideias em ações humanas, usando informações sensoriais, para garantir que o significado das nossas ideias seja o mesmo para todas as pessoas que fazem parte do público-alvo.

Trechos do livro Ideias que colam, páginas 13 e 14.

4. Credibilidade

De acordo com o dicionário online Priberam da Língua Portuguesa, credibilidade significa qualidade do que é crível, acreditável, verossímil.

No quarto princípio listado pelos autores Heath, o ponto principal é fazer as pessoas acreditarem na ideia. Chip e Dan reforçam que ideias aderentes precisam conter suas próprias credenciais. Um bom caminho é usar pesquisas, estatísticas, exemplos, informações que reiterem a mensagem que deseja transmitir. E é igualmente importante deixar todas essas informações fáceis, simples e acessíveis ao entendimento de qualquer pessoa.

Trecho do livro Ideias que colam, página 14.

5. Sentimentos

Esse é um princípio muito valioso. É fazer as pessoas se importarem com a essência da mensagem. É levá-las a sentir algo. Isso as conecta. Chama a atenção delas.

Um exercício que sempre faço ao final de cada texto que escrevo é perguntar (ao próprio texto) o que ele me passa? O que eu aprendi: O que estou sentindo? Houve alguma conexão com a mensagem?

Se o texto não me emociona ou não me causa algum tipo de reação, para mim, ele não funcionou. Não exerceu a missão para o qual foi escrito.

Então a orientação de Chip e Dan para a pergunta “como fazer com que as pessoas se importem com nossas ideias?” é levá-las a sentir algo.

Trechos do livro Ideias que colam, páginas 14 e 15.

6. Relatos

Por fim, mas não menos importante, temos o princípio relatos. Ele é muito usado por jornalistas, copywriters, roteiristas e muitos outros profissionais do mercado de comunicação. Aqui é o contar uma história.

As histórias aproximam, conectam, instigam e inspiram as pessoas a agirem sobre as nossas ideias.

Trecho do livro Ideias que colam, página 15.

Pronto para deixar seu conteúdo ainda mais atraente, com ideias que realmente farão as pessoas se conectarem com você? Então lá vai mais uma dica do Ideias que colam!

Além de todos esses princípios compartilhados por Chip Heath e Dan Heath, eles também reforçam que as ideias precisam levar o público a:

1. Prestar atenção;

2. Compreender e se lembrar;

3. Concordar/acreditar;

4. Importar-se;

5. Ser capaz de agir sobre a ideia.

Curtiu o conteúdo? Então clica na palminha👏🏼 para que ele chegue a mais pessoas e comente aqui embaixo se você já usa algum (ou todos) esses princípios no seu texto.

Até a próxima!😉

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: