#PalavrasTêmPoder: inspiração

Sabrina Neto
2 min readApr 5, 2023

--

A inspiração adora pregar peças na gente. Mas o que aconteceria se fizéssemos o mesmo com ela?

Você já pregou uma peça na inspiração? (Foto: Arquivo Pessoal)

Inspiração

“1.entrada de ar nos pulmões; 2 fig. entusiasmo criador (…)”

*Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Uhu, vamos para o nosso segundo episódio (escrito😏) de #PalavrasTêmPoder. A estrela de hoje é uma palavrinha que adora pregar peças na gente: inspiração.

Quem nunca chamou a inspiração de canto e a pediu para iluminar as ideias, trazendo aquele insight maravilhoso que fará o texto disparar no ranking de acessos, de curtidas, de comentários e de compartilhamentos das suas mídias sociais?

Pois é! Acontece que a inspiração me lembra muito (por incrível que pareça) a cachorra da raça Labrador que vive no terreno vizinho à minha casa: é indiferente aos meus chamados e só faz as coisas quando bem entende. Às vezes, até penso que ela vem “falar” comigo. Mas, no meio do caminho, prega-me uma peça, e muda de direção.

Assim é a inspiração, na dela. Atende quando quer e te ignora com a mesma facilidade. Por isso, quando olhei o significado de inspiração no Houaiss, achei muito legal a definição: entusiasmo criador. Ela é assim. Quando quer se conectar verdadeiramente com a gente, vem correndo ao nosso encontro e não tem quem segure todo o seu entusiasmo e força criadora. E, diz aí, é ou não é incrível o que conseguimos fazer quando estamos sob o efeito da inspiração?💡

Contudo, nem sempre nos sentimos com esse “entusiasmo criador” para produzir conteúdo. E contar somente com o bom humor (e boa vontade) da inspiração para garantir a entrega do texto, não é um caminho muito certeiro. Mas há uma saída para não ficarmos reféns dela: provocá-la fazendo o mesmo que ela faz com a gente, pregando-lhe uma peça.🤭

  • Está caminhando na rua? Cante bem alto a sua música preferida;
  • Arrisque uns passos de dança no meio da sua sala;
  • Escolha um dia da semana para comer apenas alimentos que têm as cores: branco, amarelo e verde;
  • Faça (ou compre) aquela comida que você sempre teve vontade de experimentar;
  • Escolha um personagem do desenho preferido do seu filho e faça uma brincadeira em família;
  • Envie uma mensagem para alguém que você não conversa há tempos;
  • Faça algo inusitado e surpreenda a inspiração.

Pode parecer meio bobo, mas a inspiração não gosta que a gente fique na mesmice, na rotina. Ela precisa que estejamos, pelo menos, dispostos a fazer algo diferente. Assim, abertos ao novo, as chances de enxergarmos além das palavras, o fora do padrão, são maiores.

Que tal provocar um pouquinho a inspiração até o próximo conteúdo? 😁

Ótima jornada de escrita!

--

--

Sabrina Neto

Sou jornalista, mãe e uma admiradora eterna da natureza. Valorizo​​ as coisas simples e, por meio das palavras, expresso narrativas da vida. Muito prazer! (: