5 dicas para ser mais disciplinado e produtivo

Não, eu não sou nenhuma coach, personal lifestyle, ou seja lá o nome que se dê a essas pessoas que trabalham ajudando outras a se organizarem e terem uma vida mais produtiva. É um trabalho muito interessante, por sinal, mas não exerço. Sou apenas alguém que até outro dia não sabia o que era disciplina, não tinha hábitos produtivos, e aprendeu o pouco que sabe sobre o assunto na base de muita insistência e força de vontade.

Em primeiro lugar, eu não quis ser disciplinada, eu precisei ser para chegar ao meu objetivo (que ainda está em curso). Até então muito do que eu desejava não era realizado por falta de planejamento, motivação e coragem, até o dia em que decidi deixar de perder conquistas por causa da procrastinação e da preguiça.

Então a primeira dica é essa:

1. Entenda que a preguiça é um mal

Não falo daquela preguicinha de domingo ou de depois do almoço. Falo daquele peso nas suas costas que te impede de produzir e te faz deixar tudo para depois. Esquece. Esse é o maior dos problemas.

Para resolvê-lo comece fazendo as tarefas mais difíceis ou mais trabalhosas. São elas que deixam as horas mais longas, então elimine-as logo. Se é responder e-mails, responda. Se é preencher planilhas, preencha. O dia fica muito mais leve quando você percebe que já fez o que tinha de pior pra fazer.

2. Faça listas

Eu sei que essa é uma dica altamente clichê, mas funciona. Faça listas de tudo o que você precisa fazer no dia e, se muitas dessas atividades são rotineiras, como checar sistemas ou atualizar sites, etc, estabeleça uma sequência rotineira. No dia em que, por um acaso, você esquecer de fazer algumas delas, vai sentir falta de algo.

A lista também é importante para cumprir a primeira dica, pois é muito mais fácil ter em mente suas tarefas se você consegue visualizá-las de maneira concreta. Você também pode atribuir pesos para cada atividade e colocá-las em ordem decrescente no papel. Acredite, a sensação de ir riscando afazeres é maravilhosa.

3. Tenha em mente que se você não fizer o que precisa fazer a atividade não vai sumir

O prazer da procrastinação é a falsa sensação de aquele dever desapareceu da nossa vida. Puf, sumiu. Ledo engano, bebê. Ele ainda está lá e uma hora ou outra vai te cutucar.

No entanto, se resistir à procrastinação desde o primeiro momento, quando lembrar do tal dever vai sentir um "Ufa, já fiz".

4. Faça os trabalhos no primeiro dia do prazo, não no último ou penúltimo

Olha, posso dizer que essa foi a melhor regra que estipulei na minha vida de faculdade. Sempre deixava os trabalhos para o fim do prazo e depois me via em apuros para conseguir entregar tudo, até que no último semestre decidi fazer diferente. Todas as atividades eram feitas assim que eram passadas pelos professores e no fim do semestre estava levinha, levinha, sem nada atrasado.

Lembre-se que ninguém sabe os imprevistos que aparecerão no fim do prazo — como cair a internet ou o seu computador parar de funcionar (já aconteceu comigo) — e lidar com algo que não podemos controlar torna tudo bem mais complicado.

5. Um dia de cada vez

Esse é o lema da minha vida. Sempre que me pego ansiosa ou desesperada por algo grande penso: vou resolver o hoje, amanhã vejo como vai ser.

Ora, o amanhã ainda nem chegou, então por que arrancar os cabelos desde já?!

Se você precisa fazer algo novo resista à tentação de visualizá-lo no todo e veja-o como ele é hoje, agora.

Se você decidiu seguir uma dieta durante um mês, não pense nas comidas que deixará de comer até o dia 30 e em quantos pratos de salada terá que botar pra dentro até lá. Uma refeição de cada vez. Nesse almoço vou comer essa salada de alface, no jantar eu vejo. Aos poucos as ações vão se encaixando umas nas outras e o hábito vai fluindo. Quando se der conta os trinta dias já passaram e você chegou ao seu objetivo.

Eu busquei a disciplina nos estudos, algo que nunca foi realidade pra mim. No começo, meia hora era uma tortura, hoje já consigo de 4h a 6h com muito aproveitamento. Anotando dia a dia o que tenho que fazer, criando a rotina daquilo que precisa ser cumprido todos os dias e estudando uma matéria de cada vez. Tem dado certo e tenho aplicado essas poucas ações em todas as metas que estipulo para mim.

A disciplina é fazer todos os dias o que precisa ser feito com a ciência de que esse é o caminho para chegar aonde você quer chegar. É um processo pelo qual todo mundo consegue passar se acreditar nisto com convicção.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.