Relação com Investidores

Relações com Investidores é um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional.

O RI é um dos principais interlocutores responsáveis pela reputação da empresa, agregação de valor e grau de liquidez dos papéis.

Entre as várias dificuldades encontradas pelas empresas está a adaptação da linguagem ao investidor que ainda tem pouco conhecimento do mercado. Com esse intuito, as companhias devem desenvolver e disponibilizar diversas ferramentas que facilitam a aproximação com o acionista (e-mail, telefone, fax, website, entre outros).

Partindo-se da premissa de que as empresas de capital aberto precisam estabelecer comunicação clara e objetiva com seus stakeholders, além de divulgar informações relevantes ao mercado.

  • ações de responsabilidade social que podem impactar positivamente o valor acionário.
  • posição da empresa frente ao cenário político econômico atual e a crise financeira mundial.
  • preocupação da empresa com as boas práticas de governança corporativa.
  • conhecer finanças, a legislação do mercado de capitais, entender de marketing e comunicação fazendo com que as suas informações cheguem adequadamente aos investidores.

Muitas empresas confundem comunicação com propaganda. A propaganda tem foco em valorizar a marca e como a empresa gostaria de ser vista. Já na comu­nicação, o objetivo é o relacionamento com os públicos estratégicos, ou seja, é baseada no diálogo.

A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E DE INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DA COMPANHIA PARA O MERCADO É UM MOMENTO ESTRATÉGICO QUE DEVE SER EXPLORADO COM O MÁXIMO DE CUIDADO E EFICÁCIA PELO DEPARTAMENTO DE RI.

O fato é que, mesmo cansadas de saber a importância dos canais de comunicação com o investidor, algumas equipes de RI ainda cometem falhas gravíssimas como a de não-atualizar regularmente suas informações disponíveis. Além dos investidores, a comunicação da companhia deve ser tratada pela área de RI como um instrumento estratégico de contato com seus diversos públicos: profissionais do mercado, órgãos reguladores e autorreguladores, bolsas de valores, universidades, entidades e instituições, dentre outros.

A Safra antecipando tendências para as maiores empresas do País.

Procuramos ajudar os departamentos de RI em suas publicações obrigatórias. Analisando e avaliando suas demonstrações financeiras, os comunicados, o relatório anual e o site de RI.

Identificamos novas oportunidades para otimização de custos, levando em conta as necessidades e características específicas de cada empresa.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Safra Publicidade’s story.