Mas o que é bom? Ou ruim?

— Mas o que é bom? Ou ruim?

— Bom é quando uma pessoa faz as coisas certas.

— Certas de acordo com o que? Ou quem?

— Com as regras, ué.

— Mas quem define as regras? Ou por exemplo, o que é bonito ou feio?

— Ah, por exemplo, se uma pessoa comete um crime, o governo tem direito de fazer ela pagar, ou no caso, de ter acesso a informação daquela pessoa.

— Então tu acredita que o governo pode ter acesso a informação das pessoas?

— Sim, por exemplo, em casos de terrorismo.

— Mas quantos casos de terrorismo realmente acontecem? Faz sentido o governo ter acesso à informação de todas as pessoas?

— Eu acho que sim…

— Ok, então voltando pro ‘certo ou errado’. Alguns anos atrás, as mulheres não podiam votar, era contra a lei. Isso é certo ou errado?

— Errado né.

— Outro exemplo, até pouco tempo atrás ser homossexual era considerado uma doença mental.

— Tá errado! A gente sabe disso!

— Ok, mas em alguns países ainda é crime ser homossexual.

— Ou então não vamos tão longe. Os negros podiam ser escravizados, né? Até muito pouco tempo atrás isso era ‘certo’ e as pessoas tinham o direito de fazer isso. Até hoje as consequências disso são muito evidentes.

— É, mas o governo vai defender os direitos dos cidadãos…

— Então, só mais um exemplo, o holocausto…

— Tem gente que nem acredita que isso aconteceu, mas aconteceu e foram assassinados mais de seis milhões de judeus. E homossexuais, e pessoas com deficiência. Porque era “certo” fazer isso.

— Sim…

— Então tu ainda acha que o governo tem direito a ter as informações das pessoas?

— Tá. Mas e o terrorismo?

— Ok. O Trump está concorrendo as eleições, certo? Ele faz declarações homofóbicas, racistas e xenofóbicas. Ele fez declarações contra nós, latinos.

— Sim, mas ele não vai ser eleito…

— Então se, por exemplo, tu está falando com a tua família no Facebook, que vive ilegalmente nos Estados Unidos, e o governo, que pode vir a ser o governo do Trump, tiver acesso às conversas de vocês? Não tem problema? Se a segurança da informação não é importante, o que pode acontecer?

— Sim, entendi. Eles podem querer prender minha família…

— Eles podem ter direito de prender, ou deportar ou vai saber o que mais? Afinal, quem define o que é certo ou errado?

— Putz.

— Então… esse é um dos vários motivos porque a gente fala sobre defender a internet livre, fala em segurança da informação. Fala sobre o direito de privacidade.

* * *

Uns quatro meses passaram desde essa conversa. Trump foi eleito, e já nos primeiros dias do seu governo, essas foram algumas das suas ações: congelar regulações sobre aborto seguro, chamada para a construção do muro entre Estados Unidos e México. Sim, um muro. Também está proibida a entrada de pessoas de sete países majoritariamente muçulmanos, além de parando de aceitar refugiados sírios. Com a possibilidade de alguns países aqui da America Latina também serem proibidos por serem considerados refúgio para terroristas. O que é certo ou errado? Ah, lembra isso que eu comentei da tua informação de redes sociais ser vista pelo governo? Eles já estão pedindo na fronteira para as pessoas entregarem informações das suas redes sociais, com o 'objetivo' de identificar potenciais ameaças ao país.

* * *

Como disse o Malcolm X, se você não for cuidadoso, a mídia vai fazer você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo. Porque, no fim, o que é certo ou errado?