Como (não) começar um projeto de design de interface.

Vamos lá, tudo parte de um cliente ou empresa. Eles te ligam ou você é contratado de qualquer forma você está empolgado para dar o primeiro passo nesse lindo projeto, antes mesmo de fechar o contrato ou definir o escopo você já estava a dias pensando em como vai transformar aquela ideia em realidade. Já foi no Dribbble, Behance, conversou com amigos, já criou todos os estilos na sua mente, só esperando a resposta de que poderia começar a trabalhar.

Conhecer o usuário

Então, antes de tudo você faz aquela primeira reunião para conhecer as necessidades dos stakeholders, e principalmente para identificar o perfil e as dificuldades dos usuários. Depois de alguns minutos falando sobre os objetivos da empresa e do que ela espera do projeto chega o momento tão esperado: perguntar sobre o público alvo do projeto. É agora que você brilha, questiona tudo para os stakeholders, cria personas, desenha a jornada do usuário, pergunta sobre os maiores problemas que corre atualmente, olha o Analytics para ver dados demográficos, faz todas aquelas perguntas que aprendeu anteriormente sobre como iniciar um projeto de design e apesar de perceber que menos da metade das respostas dadas pelos envolvidos da reunião foi puro achismo e sem muito certeza, mas o que você pode fazer certo? eles é que são os donos e que vão pagar seu salário/serviço.

Prototipando ideias

Com uma base nada sólida de conhecimento do publico alvo mas suas inspirações coletadas do Dribbble e Behance você começa a rabiscar soluções lindas. Agora que você tem as telas principais, você apresenta-as para os stackholders e com certeza na apresentação você usa palavras como experiencia do usuário, usabilidade, jornadas do cliente e etc… no final o feedback é que precisa mudar como está sendo exibido a lista de clientes(Entenda como qualquer outra parte da interface) porque metade das coisas que você colocou lá não está nem implementado no sistema ou foge do que eles querem. Então você discute, muito, até conseguir que seja aceito pelo menos 25% do que você sugeriu.

Implementando as soluções

Pronto, agora só exportar todos os ícones, imagens, passar a paleta de cores e tamanhos de fontes para os desenvolvedores o seu trabalho finalmente acabou. Talvez um palpite aqui, outro ali, mas nada além disso. Você até poderia criar um guia de estilo se sobrar tempo.

Depois de 3 meses de projeto sendo desenvolvido você olha e está muito diferente do design feito, você fica puto porque ninguém obedece o layout que você passou horas fazendo, com a correria do dia-a-dia é quase impossível acompanhar todas os pequenos detalhes do desenvolvimento e agora vai ter que refazer sua agenda para gastar algumas horas consertando os detalhes.

Minhas considerações

Essa história foi minha realidade por muito tempo e até mesmo hoje se eu não planejar bem o inicio acabo esquecendo de pontos cruciais na hora de pensar o projeto e no final foram vários detalhes esquecido que tornam um projeto em potencial em um entendiante que você só faz porque paga suas contas.

Minha dica é: imagine um projeto perfeito, como você acha que ele foi feito? escreva todos os passos e aplique no seu contexto e prazo de entrega. Tente não adivinhar quem são os usuários ou ir pela ideia de quem paga o projeto, as vezes ele só estão pensando no lucro e pode ser que distorção um pouco os fatos para ser melhor para ele.


✍Decidir que vou escrever pelo menos um artigo por semana então se quiser deixa seu e-mail aqui para receber os próximos ;)

🖖 Até mais!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.