João Calvino contra os “super espirituais”

Sobre a íntima relação entre o Espírito e a Escritura.

Que dirão esses orgulhosos entusiastas, que julgam excelente essa iluminação que, uma vez oprimida e suprimida a palavra de Deus, sem receio e às cegas, acatam seja o que for que concebem mesmo dormindo?

A sobriedade dos filhos de Deus deve ser bem outra, pois, como sem o Espírito Santo se veem privados de toda a luz da verdade, assim também não ignoram que a Palavra é o instrumento pelo qual o Senhor dispensa aos fiéis a iluminação do seu Espírito. E não conhecem outro Espírito que não aquele que nos apóstolos habitou e falou, por cujos oráculos são frequentemente chamados à audição da Palavra.

João Calvino — A Instituição da Religião Cristão, Tomo I, Editora Unesp, Capítulo IX pags. 89 e 90.

A perigosa e pretensa ousadia de se viver num “espírito” formado por nossas insatisfações, guiados pelo desejo de “conhecer e revelar mistérios ocultos”, aquela preguiça em estudar e ler e, principalmente, não nos contentarmos com o que Deus já chamou de: Suficiente — abandonando a Escritura revelada, mantida e instrumento transformador do Espírito Santo em nossas vidas.

)
Samir Mesquita de Moraes

Written by

Cristão, casado com Adele, pai de 3, arquiteto por formação, cursando Seminário Martin Bucer, servindo na Igreja Presbiteriana Betel/SP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade