Pastoral — A difícil doutrina do amor de Deus

Por que a Doutrina do Amor de Deus deve ser julgada difícil?

D. A. Carson nos ajuda aqui com cinco pontos importantes:

1 Estrutura foi substituída — (…) esta crença amplamente disseminada no amor de Deus é estabelecida com uma frequência crescente em algum molde que não é a teologia bíblica. O resultado é que quando cristãos instruídos falam sobre o amor de Deus, eles querem dizer algo muito diferente do que pretende a cultura circundante. (…) a doutrina cristã do amor de Deus se torna muito difícil, porque toda a estrutura na qual ela está estabelecida nas Escrituras foi substituída.

2 — O Amor foi Sentimentalizado — Vivemos em uma cultura na qual muitas outras verdades contemporâneas a respeito de Deus são amplamente desacreditadas (Soberania, Santidade, Ira, Providência ou a Personalidade de Deus). O resultado, naturalmente, é que o amor de Deus, em nossa cultura, tem sido expurgado de tudo o que ela considera desconfortável. O amor de Deus tem sido equilibrado, democratizado, e a cima de tudo, sentimentalizado.

3 — Quem define a verdade sobre o amor é a cultura — (…) mais e mais pessoas acreditam que a única heresia que sobrou é a opinião de que a heresia existe. Elas defendem que todas as religiões são fundamentalmente a mesma e que, portanto, não só é rude, mas profundamente ignorante e antiquado tentar ganhar alguém para as suas crenças, uma vez que implicitamente está se dizendo que as crenças das outras pessoas são inferiores.

4 — Nossa incapacidade de pensar perguntas fundamentais — Um dos resultados mais perigosos do impacto das versões sentimentalizadas contemporâneas de amor na igreja, é a nossa incapacidade comum de pensar através de perguntas fundamentais, que sozinhas, nos permitem manter uma doutrina de Deus em proporção e equilíbrios bíblicos. (…) estamos lidando com Deus, e reducionismos insensatos estão fadados a serem distorcidos e perigosos.

5 — Fazemos “vistas grossas” sobre a complexidade do amor revelado — A doutrina do amor de Deus é, as vezes, retratada dentro dos círculos cristãos como muito mais fácil e óbvia do que realmente é; e isto é alcançado à custa de se fazer “vistas grossas” a algumas das distinções que a Bíblia apresenta quando retrata o amor de Deus.

Livro: A difícil doutrina do amor de Deus, CPAD 2012, trechos das pgs 10–16

)

Samir Mesquita de Moraes

Written by

Cristão, casado com Adele, pai de 3, arquiteto por formação, cursando Seminário Martin Bucer, servindo na Igreja Presbiteriana Betel/SP.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade