[Dinâmica] “AS FOLHAS DA VIDA” — Aprendendo a não Falar Demasiadamente

Texto Bíblico: Pv 21:23; Tg 1:26.

Objetivo: Refletir sobre a impulsividade ao falar!

Material: folhas de papel A4 e bastante giz de cera que dê para todos usarem.

Procedimento: Peça para que sentem em forma de círculo, dê uma folha de papel a cada participante e ponha bastante giz de cera para que eles possam usar, depois de entregar as folhas a cada um deles, peça duas coisas: 1º) que peguem giz de cera da cor que desejarem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha, eles terão 20 segundos para fazer isso, após passar esse tempo; 2º) peça para que amassem bastante a folha.

Depois que todos amassarem bem cada um a sua folha, diga-lhes que agora devem desamassar a folha e limpar tudo que riscaram ou escreveram, deixando a folha igual como era antes. Observe a reação deles nessa hora!

Discussão:
 Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes… Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.

- Pergunta: se vocês soubessem que essas folhas representariam nossas palavras aos outros, vocês teriam mais cuidado e não amassariam ou selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.