Viva o agora e confie em você!

Vimos nos últimos anos uma grande quantidade de projetos sendo noticiados pela mídia. Tivemos vários estádios, aeroportos e rodovias reformados para realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. Projetos estão acontecendo o tempo todo, seja projetos curtos ou longos, simples ou complexos, com investimento baixo ou na casa dos milhões.

Os projetos que participo não são diferentes, alguns duram poucas semanas e outros vários meses, envolvem poucas pessoas ou podem exigir a participação de muitas, de uma ou até de várias regiões do Brasil.

Se pensarmos que projetos tem um objetivo, início e fim, podemos dizer que todos nós gerenciamos projetos, afinal, quando estudamos para entrar em uma universidade, quando vamos fazer uma festa de aniversário ou queremos fazer uma viagem, somos os gerentes de nossos projetos pessoais, responsáveis por cada projeto, podendo envolver outras pessoas ou apenas dependendo de nós.

Ao completar 18 anos um dos meus projetos foi tirar minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quando eu estava fazendo as aulas, principalmente as aulas práticas eu estava tão concentrados que não pensava em nada fora daquele momento, prestava atenção em cada orientação, em cada ação que executava, para fazer tudo corretamente no dia do exame.

Tente lembrar um momento que você esteve realmente presente, um momento em que você não estava pensando no que iria fazer logo mais. Talvez esse momento seja o nascimento de seu filho ou a cerimônia de seu casamento ou naquela conversa que você teve com uma pessoa que você admira, provavelmente o tempo passou e você nem percebeu. Tenho certeza que você não ficou pensando no que teria que fazer mais tarde. Estes momentos foram momentos que estivemos presentes, estávamos totalmente naquela momento.

Algumas vezes, criamos um momento no futuro com base em fatos que ocorreram no passado e as vezes criamos expectativas e podemos até ter sofrido por antecipação. Planos são importantes, relembrar de situações do passado também. Afinal nossas experiências são uma forma de aprendizado e o futuro para ajudar a tomarmos as decisões corretas, neste momento.

Joseph Goebbels ministro da propaganda nazista disse:

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade

O passado serve para nosso aprendizado, não deve ser para ficarmos de “cabeça baixa”, nos sabotando e deixando as melhores oportunidades passarem.

Faça uma visita aos seus pensamentos? Entre despercebido em seus pensamentos, chegue como um ouvinte e ouça atentamente o diálogo que existe dentro de você. O que está sendo dito repetidamente pra si mesmo? Quais monstros você tem alimentado?

Pensem em quantas oportunidades perdemos, seja pelos monstros que criamos dentro de nós ou por não estarmos vivendo o agora?

Temos oportunidade todos os dias para fazermos um pouquinho do que é necessário para chegar ao nosso sonho, esta oportunidade pertente a todos nós, mas apenas aqueles que se permitirem viver o AGORA, poderão aproveita-las da melhor maneira possível.

Coisas boas estão acontecendo a todo momento e estão muitas vezes a poucos passos de nós, talvez esteja na nossa frente, temos que ir até ela e agarra-la.

Coloque energia nas coisas que vão ao encontro dos seus sonhos, sonhe grande e confie em você!