Os empreendedores notáveis tem o DNA correndo nas veias

Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, um destes casos de sucesso que merecem ser disseminados a todo momento. Uma história rica e cheia de ensinamentos referenciais.
A vida parecia ter pregado uma pecha para Geraldo Rufino, catador de latinhas que superou as adversidades da vida para fundar a JR Diesel, um “desmanche legal” de caminhões. A resignação e a obstinação foram testadas a exaustão pense num sujeito que não se dá por vencido este é Geraldo Rufino, quebrou seis vezes, transformou a empresa em um negócio de grande porte e hoje é considerado referência em todo o país.
Para falar sobre sua trajetória, Rufino vem sendo convidado para palestrar contando sua história de sucesso, mas cheia de momentos que para qualquer pessoa normal já a teria feito desistir, mas para Geraldo Rufino a cada derrota ele tirava lições para nao cometer por uma segunda vez tais erros.
Um dos seus ensinamentos que podem parecer elementares, mas que dito por um empreendedor do quilate de Geraldo Rufino passa a ser um mantra para os milhares de seguidores. “É preciso acreditar em você mesmo e ser muito grato por tudo que tem na vida se sonha um dia em alcançar o sucesso”. As adversidades de todas as ordens serviram para burilar sua alma e a sua personalidade. A perda da mãe, aos seis anos de idade, e aos nove já catava latinhas para complementar a renda de casa. São moedas que foram responsáveis pelo seu amadurecimento pessoal e profissional.
Fundador de uma marca presente em todo o país, Rufino diz que a vontade de empreender tem que partir de dentro para fora. “Não adianta buscar em outros lugares, em cursos de Harvard. O empreendedorismo da vida tem que estar em você.” Na sua visão, a JR Rufino atingiu esse patamar por sempre acreditar que daria certo.
“Crise? Olhe para esse país maravilhoso cheio de pessoas incríveis e agradeça a oportunidade. O empreendedor tem que acordar todo dia com vontade de ser feliz, de puxar o outro, de crescer e ser grande. Comece o dia e agradeça”, diz o fundador da marca. O sentime tô de gratidão é a mais poderosa arma a disposição dos vencedores.
Hoje afastado das atividades da empresa, Rufino leva seu filho Artur, à frente da JR Diesel, nas apresentações. Para o empreendedor, crescer com a criação de seu pai foi o que o motivou a continuar no negócio.
Mesmo assim, diz não ter sido fácil. “Por muitas vezes tive aquela arrogância do jovem de achar que tudo que ele fazia era errado e o que eu queria era certo. Demorei para entender que o ideal é mesclar o passado com o futuro.”
Os dois deram dicas de como tirar a ideia do papel para os empresários juniores presentes.
Para Geraldo Rufino, empreender com simplicidade é o segredo do sucesso. Na sua opinião, não adianta nada passar anos estudando para criar a solução ideal. Uma boa saída é estudar o mercado, analisar modelos bem-sucedidos para criar o seu próprio. “Já existe muita coisa boa no mercado. Copie. Copie tudo que tem de bom e adicione a sua pessoalidade, a sua pegada. Perde-se muito tempo pensando em criar.”
Artur diz que logo que assumiu o negócio viajou o mundo atrás de concorrentes que ofereciam um serviço similar ao da JR Diesel. “Fui atrás do que os maiores empresários do mundo estavam fazendo para ver o que podíamos mudar.” Nessa missão, conseguiu repensar diversas práticas da marca. “Criamos processos e mudamos toda a estética da empresa. Foi um esforço que valeu muito a pena.”
“Se eu, neguinho da favela, consegui. Se foi possível para mim, garanto que é possível para todo mundo”, diz Geraldo Rufino. Por isso, defende que o empreendedor deva liderar pela prática, trabalhando diariamente para oferecer um diferencial.
Para o empresário, acordar mais cedo e trabalhar mais que a concorrência é essencial se o empreendedor sonha com o sucesso. “Todos irão atrás do cliente. Você tem que conquistar a pessoa. Aí, sim, você será lembrado pelo que fez. Estes são alguns dos ensinamentos deste empreendedor conhecido e reconhecido nas rodas do empreendedorismo.