Jesus foi cheio do Espírito Santo: O Cristo de Natal #07

Nenhum de nós pode realmente envolver o nosso cérebro em torno do fato de que o Natal é o Deus que veio à terra em forma de um homem. Como o grande pensador Blaise Pascal disse:

A Igreja tem tido tanta dificuldade em mostrar que Jesus Cristo era homem para aqueles que o negam, como em mostrar que ele era Deus.”

Em um esforço impossível de explicar o mistério da Encarnação espetacular, nós temos uma tendência para o excesso de enfatizar um lado, (sua divindade ou sua humanidade). Em vez disso, temos de olhar para o ministério do Espírito Santo, a fim de compreender como ambos podem ser verdade.

Em uma pergunta a um pastor de uma igreja fundamentalista sobre a tentação de Jesus mencionado em toda a Escritura (Mt. 4:1–10; Marcos 1:12–13; Lc. 4:1–13; Hb. 2:18; 4:15). Ele imediatamente me levou para Tiago 1:13, que diz: “Deus não pode ser tentado pelo mal.” Ele passou a dizer que, porque Jesus é Deus, quando a Bíblia diz que ele foi tentado, ele não estava realmente tentado, mas basicamente fingindo .

Seu retrato de Jesus soou estranhamente similar ao Superman. Ele estava dizendo que como o Superman, Jesus só apareceu para ser um Deus disfarçado de camponês da Galiléia; sob o disfarce de Clark Kent Jesus tinha em seu peito um vermelho e grande “D” para Deus, que o fez incapaz de realmente sofrer das mesmas fraquezas como o resto de nós meros mortais.

A Bíblia, no entanto, explica que Deus veio como o homem Jesus Cristo por causa da humildade e uma vontade de ser nosso servo sofredor. Filipenses 2: 5–11 diz:

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

Esta seção incrível da Escritura revela-nos que o segundo membro da Trindade entrou na história humana como o Deus-homem Jesus Cristo. Ao fazê-lo, Jesus exemplificou perfeita humildade sem qualquer paralelo. Em sua encarnação, o Criador entrou em sua criação para revelar Deus para nós, identificar-se conosco, viver e morrer por nós como nosso humilde servo.

Ao dizer que Jesus “se fez nada”, Paulo diz que Jesus anulou seus direitos como Deus e do uso contínuo legítimo de seus atributos divinos, como eu mencionei acima. Embora Jesus permaneceu Deus, ele preferiu viver pelo poder do Espírito Santo. Ele viveu como devemos viver, pelo poder capacitador de Deus, o Espírito Santo.

Para ser absolutamente claro: Jesus manteve-se plenamente homem e plenamente Deus durante a sua encarnação, e ele manteve todos os seus atributos divinos e fez valer-se deles em cima da ocasião para o benefício de outros, como no perdão dos pecados (Marcos 2:1–7 ). No entanto, a vida de Jesus foi vivida plenamente como humano vivendo pelo poder do Espírito Santo.

Quanto ao relacionamento entre Jesus e o Espírito Santo, e o mistério de Deus tornar-se humano, Martyn Lloyd-Jones diz:

“O que, então, que tudo isso significa? Isso significa que não houve mudança em sua divindade, mas que Ele tomou a natureza humana a si mesmo, e escolheu viver neste mundo como um homem. Ele se humilhou dessa forma. Ele deliberadamente colocou limites sobre si. Agora não podemos ir mais longe. Nós não sabemos como Ele o fez. Nós não podemos compreendê-lo, em um sentido. Mas acreditamos que: a fim de que Ele pudesse viver esta vida como um homem, enquanto Ele estava aqui na terra, Ele não exerceu certas qualidades de Sua Divindade. Era por isso. . . Ele precisava receber o dom do Espírito Santo sem medida.”

Infelizmente, todos os principais credos compilados durante a igreja primitiva ignoram a vida de Jesus entre o seu nascimento e morte. Talvez isso tenha contribuído para a propensão de os cristãos não refletirem profundamente a humanidade de Cristo, tanto quanto sua divindade. O Credo dos Apóstolos, Nicene Creed, e Athanasian Creed declararam que Jesus nasceu da Virgem Maria e, em seguida, avançam para o seu sofrimento sob o governo de Pilatos sem falar uma palavra sobre os anos entre um fato e outro; eles ignoram o exemplo da vida de Jesus, em geral, e sua relação exemplar com Deus, o Espírito Santo, em particular. Mas, como Abraham Kuyper escreve:

“Isso deve ser cuidadosamente observado, especialmente desde que a Igreja nunca suficientemente confessou a influência do Espírito Santo exercida sobre a obra de Cristo. A impressão geral é de que a obra do Espírito Santo começa quando o trabalho do mediador na Terra está terminada, é como se até esse momento o Espírito Santo comemorasse seu dia de descanso divino. No entanto, a Escritura ensina-nos uma e outra vez que Cristo realizou Sua obra mediadora controlado e impelido pelo Espírito Santo.”

A capacitação de Jesus por Deus, o Espírito Santo é enfatizado repetidamente no Evangelho de Lucas. Nós vemos que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e recebeu o título “Cristo”, o que significa ungido pelo Espírito Santo (Lucas 1–2). A tia Izabel foi “cheia do Espírito Santo” ao cumprimentar Maria mãe de Jesus quando grávida, e seu tio Zacarias passou a profetizar que seu filho João Batista foi designado por Deus para preparar o caminho para Jesus (Lucas 1:41–43, 67, 76). Um anjo revelou a Maria que ela daria à luz Jesus, porque “o Espírito Santo virá sobre ti” (Lucas 1:35–37)

Uma vez gerado, Jesus foi dedicado ao Senhor no templo de acordo com as exigências da lei por Simeão; “O Espírito Santo estava sobre [Simeão]” e o Espírito Santo tinha revelado a ele que ele não morreria até ver Jesus Cristo (Lucas 2:25–27). Simeão estava “no Espírito”, quando ele profetizou sobre o ministério de Jesus aos judeus e gentios (Lucas 2:27–34).

João Batista profetizou que um dia Jesus batizaria pessoas com o Espírito Santo (João 1:14; Filipenses 2:5–6; Colossenses 2:9; 1 João 4:2). O Espírito Santo desceu sobre Jesus no seu próprio batismo (por exemplo, Mt. 4:1–10; Hb. 4: 14–16). É curioso que, enquanto os evangelhos dão pouca informação sobre Jesus e sua infância, todos os quatro incluem a historia do batismo de Jesus. Mateus acrescenta a declaração interessante que o Espírito repousou sobre Jesus, como se a sugerir que o restante de sua vida e ministério sobre a terra seria feito sob a unção e poder do Espírito Santo (Mt. 3:16).

No restante do Evangelho de Lucas, descobrimos que Jesus era “cheio do Espírito Santo”, “guiado pelo Espírito” (Lucas 4:1–2), e veio “no poder do Espírito” (Lucas 4:14 ). Depois de ler Isaías 61:1–2, que começa assim: “O Espírito do Senhor está sobre mim”, Jesus declarou: “Hoje esta Escritura foi cumprida em sua audição” (Lucas 4:14–21). Lucas continua revelando que Jesus também “se alegrou no Espírito Santo” (Lucas 10:21).

Gerald Hawthorne, que escreveu um dos livros mais interessantes sobre o tema da relação de Jesus com o Espírito Santo, diz: “[Jesus] é o exemplo supremo para eles do que é possível em uma vida humana por causa de sua total dependência o Espírito de Deus.”

Olhando a vida de Jesus e como Ele vivia pelo poder do Espírito Santo, você se sente encorajado para pedir ao Espírito Santo que o capacite e lhe faça mais semelhante a Jesus?

Like what you read? Give Sandro Soares a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.