Quem elegeu Fernando Holiday?

O Significado das pautas de Fernando Holiday sob a perspectiva da sua base eleitoral

Buscando respostas aos posicionamentos do vereador eleito mapeamos as concentrações de votos de Fernando Holiday, assim como as concentrações de populações negras e pardas.

Valorizamos os dados porque entendemos que são a captura da realidade, podem ter incompletudes, inconsistências e outras falhas. Mas os dados tem sua pretensão de serem portadores do registro histórico da realidade. O nosso trabalho é analisar e representar através de formas de visualização, para que um conjunto amplo de pessoas possa compreender a realidade e formar opiniões e tomar decisões.

Nos trouxe certa perplexidade as posições sempre negacionista em relação as lutas históricas do movimento negro. Nos perguntamos, afinal quem elegeu esse rapaz? Os dados respondem.

No mapa a seguir utilizamos uma técnica de construção de agrupamentos de dados segundo seu distanciamento em relação à média (desvio padrão). Aqui nos interessa observar onde o referido vereador eleito obtém alto desempenho (está acima de sua média) e onde está abaixo da média. As tonalidades próximas do marrom estão abaixo da média, tons próximos ao amarelo representam valores que se aproximam da média e tonalidades em entre azul e verde valores acima da média.

A maior concentração de votos de Fernando Holiday é apresentada no mapa abaixo. Já caracterizamos em outra postagem, essa região, como pertencente ao cluster (alta concentração) de alta renda na cidade de São Paulo. (1)

Para completar essa análise buscamos também apresentar ao leitor os dados de concentração da população negra na cidade de São Paulo. Utilizamos cor auto declarada da população segundo o censo de 2010. Usamos o mesmo método para agrupamento dos dados.

Observe que onde o Fernando Holiday teve alta concentração de votos é uma região com baixa concentração de população negra e parda. Além de pertencer ao cluster de alta renda como já mencionamos e referenciamos.

Na nossa perspectiva a análise de dados de quem elegeu o jovem Fernando Holiday tem um alto poder de explicação sobre suas posições. Mais alto do que sua pigmentação de pele. Nesse sentido não ficaremos surpresos se persistir defendendo pautas ultraliberais alinhadas a perspectiva dos super ricos.

Ademais, embora tenha sido eleito na cidade de São Paulo seus votos não são uniformes. As pessoas estão inseridas no espaço geográfico e sem a geografia não vamos compreender as pessoas, a sociedade e o tempo em que vivemos.

  1. http://sandrogeotecnologia.blogspot.com.br/2015/07/onde-se-concentra-renda-na-grande-sao.html