Fotógrafos que você precisa conhecer: Graciela Iturbide


“Fotografia não é verdade. É o fotógrafo que interpreta a realidade e a reconstrói de acordo com suas emoções e conhecimento.”

Nascida no México em 1943, Graciela Iturbide é considerada uma das fotógrafas latino-americanas mais influentes. Seu primeiro trabalho de destaque, chamado de "Os que vivem na areia" é resultado de uma pesquisa etnográfica feita ao lado do antropólogo Luis Barjau.

Duramente criticado devido ao fato dos registros produzidos por Graciela terem uma característica muito mais autoral que documental, o ensaio retrata a influencia consumista dentro de uma comunidade de ex-nômades mexicanos que viviam próximos à fronteira com o estado americano do Arizona.

Mulher Anjo, deserto de Sonora, 1979 © Graciel Iturbide.

Entre os outros trabalhos bastante conhecidos de Graciela, estão: "Juchitán das Mulheres" e "El baño de Frida", onde durante 4 dias ela registrou itens armazenados no banheiro da famosa Casa Azul. O espaço, nunca antes aberto ao público, serviu de plataforma para que Graciela construísse um retrato pouco conhecido da artista, dando enfoque aos sofrimentos do dia a dia.

Para pesquisar mais:

E abaixo um vídeo/entrevista concedida pela fotógrafa ao ICP (International Center of Photography) no mês de maio de 2015 e que resume muito bem a sua trajetória até os dias atuais.


Sam Antonini é fotógrafo no Rio de Janeiro e publica textos sobre fotografia todas as terças e quintas no Medium. Você pode acompanhá-lo através do Instagram, Facebook e Twitter.