Desejo que, como profissionais da área, possamos voltar à nossa essência, que é a de estudiosos do comportamento humano

Por Miriam Shirley

(Artigo publicado na edição impressa do jornal Meio & Mensagem do dia 22/06/2020)

Com números ainda crescentes de casos de Covid-19, começamos a assistir no Brasil, enquanto escrevo este texto, uma precipitada reabertura econômica que ocorre sob a pressão da manutenção de empregos e negócios. Entre os incontáveis conflitos com os quais temos de lidar nesta crise, este é certamente o mais gritante: para muitos de nós, brasileiros, não sair de casa e preservar a saúde impacta diretamente na capacidade de colocar comida na mesa. São duas necessidades básicas que se contrapõem de maneira dramática.

Considerando o contexto, parte da…


De repente, você chega ao escritório e se vê sendo obrigado a voltar pra casa devido a um vírus que…

Por Rodrigo Ribeiro

(Artigo pulicado na edição online do jornal Propaganda & Marketing do dia 12/05/2020)

De repente, você chega ao escritório e se vê sendo obrigado a voltar pra casa devido a um vírus que veio do outro lado do continente. De repente, você se vê cercado de notícias ruins que não dão uma perspectiva positiva — sobre a economia, sobre seu trabalho ou até mesmo sobre a saúde de seus familiares para os próximos dias, semanas, meses. Tudo o que você havia planejado precisa ser replanejado, festas, casamentos, viagens, férias… Tudo impactado.

Realmente nos encontramos em uma situação onde nossa forma…


Em um mundo pós-crise, ainda que algumas boas práticas que adquirimos desapareçam, teremos mais pessoas lutando para garantir que esse horizonte não se dissipe de todo

Por Miriam Shirley

(Artigo publicado na edição impressa do jornal Meio & Mensagem do dia 18/05/2020)

Você talvez já faça parte do grupo de Facebook View From My Window onde, diariamente, são compartilhadas fotos das paisagens que pessoas em quarentena no mundo todo veem de suas janelas. Das montanhas geladas da Islândia aos arranha-céus de Nova York, há imagens belíssimas e outras que, simplesmente, nos escancaram uma realidade pouco poética.

A cada novo post, se sucedem milhares de curtidas e centenas de comentários. Em geral, são mensagens de apoio trocadas entre desconhecidos unidos pelo medo da Covid-19 e de seus efeitos. …


O momento pede verdade, empatia, mãos dadas, ainda que apenas metaforicamente

Por Miriam Shirley

(Artigo pulicado na edição impressa do jornal Meio & Mensagem do dia 09/04/2020)

Houve um tempo em que se usava muito a expressão “ética profissional”. Como se ética pudesse ser catalogada ou limitada a determinado ambiente ou esfera de nossa vida. Ética sempre foi ética, sem limites entre o pessoal e o profissional. …


Falhamos toda vez que não vinculamos criatividade a resultado e erramos quando nos deslumbramos mais com prêmios do que com retorno sobre investimento

Por Miriam Shirley

(Artigo pulicado na edição impressa do jornal Meio & Mensagem do dia 27/01/2020)

Foi no último Meio & Mensagem de 2019 que li pela primeira vez a expressão capaz de materializar uma sensação a qual há tanto tempo paira no mercado. Ela veio do Ricardo John e, não à toa, rendeu logo uma chamada de capa: é preciso combater a “agenciafobia”, disse o CEO da FCB. De novo: “agenciafobia”. Bateu em mim e certamente bateu também em você, que trabalha ou já trabalhou em agências de grande porte.

Quantas vezes ao longo dos últimos anos não tivemos que lidar com…

Sapient AG2

Somos a plataforma de transformação digital do Grupo Publicis. #SomosSapient

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store