5 Dicas para praticar atenção plena no escritório

Janice Marturano sugere maneiras de praticar atenção plena que não irá adicionar à sua agenda já superada.

O treinamento de atenção plena é sobre sua vida. Não é sobre o tempo que você medita em uma almofada ou cadeira. Trata-se de aprender a estar acordado para cada momento da sua vida. Então, trazer seu treinamento para os momentos do dia é um requisito necessário.

A boa notícia é que você pode trazer seu treinamento para os momentos do cotidiano sem adicionar mais demandas em sua agenda já muito embalada. Gostaria de chamar esses momentos de Pausas Intencionais. Não se trata apenas de parar, é sobre perceber o que está aqui para ser notado quando você parar. E trata-se de redirecionar a atenção quando viaja para o futuro ou para o passado. Esta é uma continuação do treinamento de atenção que você experimenta quando você está praticando meditação em sua almofada ou cadeira. Estas Pausas propícias permitem que você desça da esteira diária e talvez encontre algum espaço no dia para fazer escolhas mais conscientes.

Com cada Pausa intencional abaixo, experimente perceber quando a atenção se desloca e redirecione-a de volta para onde você está agora.

Pausas intencionais:

1. Escolha começar seu dia em vez de deixar o dia começar — comece cada dia notando as sensações da respiração por algumas respirações antes de saltar da cama.

2. Use as transições com sabedoria — escolha alguns dias para dirigir ou ir para o trabalho sem rádio ou telefone. Quando você chegar ao seu destino, permita-se por alguns instantes,parar ou sentar-se no carro, percebendo a respiração.

3. Nutra-se — com atenção, coma seu almoço percebendo as cores, provando e cheirando a comida.

4. Basta caminhar entre as reuniões — sem e-mails ou textos — sentindo os pés no chão, o ar na pele e a possibilidade de cumprimentar colegas que você passa em vez de tropeçar com eles enquanto você faz o texto!

5. Sente-se em sua mesa enquanto seu computador está ligando, percebendo as sensações no corpo enquanto você se senta.

Tente um dia de cada vez, o que você percebe? Que outras Pausas intencionais você descobre?
Explore e descubra.

via http://www.instituteformindfulleadership.org/