Projeto Elos de Afeto — Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno

O aleitamento materno é um fator fundamental na saúde materna e infantil, traz benefícios nutricionais, emocionais, imunológicos e econômico-sociais.
Segundo evidências científicas, o aleitamento materno tem a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo (Brasil, 2011). Entretanto, dados de pesquisas mostram que mais de 90% das mães iniciam a amamentação, mas cerca de 40% delas a interrompem antes que a criança complete três meses (CHÃ et al, 2016).
Dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal de 2008 mostraram que a prevalência de amamentação exclusiva das crianças brasileiras menores de seis meses foi de 41,0%, na Região Sul de 36,21% e no Paraná 39,98% (BRASIL, 2009).
De acordo com Saldan (2014), em sua pesquisa realizada em 2012 durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio em Guarapuava, onde foram avaliadas 1814 crianças menores de 2 anos, a prevalência de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses foi de 36%, sendo considerado uma situação ruim segundo dados preconizados pela OMS (12–49%).
Não há dados concretos dos índices de aleitamento materno em Laranjeiras do Sul, mas sabe-se que não são muito diferentes dos nacionais e regionais, que demonstram uma situação que ainda demanda ações que estimulem essa prática tão importante para a promoção da saúde das crianças.
Portanto, o Projeto Elos de Afeto tem como objetivo promover, incentivar e apoiar a prática do aleitamento materno, reduzir o uso de fórmulas infantis e outros leites e incentivar a doação de leite materno no município de Laranjeiras do Sul-Pr.
O Projeto Elos de Afeto é resultado do trabalho de conclusão de alguns profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul do Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, 2015–2016, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e, foi lançado no município de Laranjeiras do Sul em março de 2017. As ações previstas são:
- Capacitação dos profissionais de saúde da Rede de Atenção à Gestante e à Criança;
- Implantação do Protocolo do Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Infantis, Suplementos Alimentares e Dietas Especiais;
- Criação de uma página no facebook para divulgação e orientações à população;
- Intensificar as ações de promoção e incentivo ao Aleitamento Materno na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e durante todo o Agosto Dourado.
- Tornar-se um ponto de coleta para o Banco de Leite Humano (BLH) de Guarapuava.
O projeto vem sendo desenvolvido desde março de 2017, quando foi lançado no município e desde então já foram desenvolvidas muitas das ações previstas.
Em março/2017 foi elaborado e implantado o Protocolo do Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Infantis, Suplementos Alimentares e Dietas Especiais, embasados nos Manuais e Normas da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que protegem a prática do Aleitamento Materno.
A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul promoveu em maio de 2017 o Curso de Manejo Clínico do Aleitamento Materno à toda Rede de Atenção à Gestante e à Criança do município, sendo este ministrado por uma Consultora Internacional em Aleitamento Materno.
Criou-se uma página no facebook, Elos de Afeto — Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno, onde são postadas as ações desenvolvidas, eventos e orientações relacionadas ao Aleitamento Materno, Alimentação Complementar e Doação de Leite Humano.
Foram desenvolvidas muitas atividades relacionadas ao Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno, dentre elas: a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária sobre doação de leite; a realização de uma ação junto aos estabelecimentos comerciais do município sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e

Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), e; o Encontro Municipal de Gestantes e Puérperas.
Em relação a Doação de Leite Humano, já iniciamos o trabalho de captação, cadastro e coleta de leite de doadoras do nosso município.
Com poucos meses de implantação do projeto no município, observa-se a importância que este teve para alavancar as ações de promoção do Aleitamento Materno, capacitar os profissionais e, acima de tudo estabelecer a intersetorialidade pelo envolvimento ativo da Atenção Primária à Saúde, da Vigilância em Saúde, dos Hospitais do município, do Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil e, também da mobilização dos setores da sociedade civil.


Thaise De Almeida Granzotto — Nutricionista — Laranjeiras do Sul/PR

)
Saúde É Meu Lugar

Written by

Saúde é Meu Lugar reúne experiências de trabalhadores da saúde com atuação nos territórios de todo o país. Conheça: www.saudeemeulugar.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade