Projeto Elos de Afeto — Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno
O aleitamento materno é um fator fundamental na saúde materna e infantil, traz benefícios nutricionais, emocionais, imunológicos e econômico-sociais.
Segundo evidências científicas, o aleitamento materno tem a capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis em todo o mundo (Brasil, 2011). Entretanto, dados de pesquisas mostram que mais de 90% das mães iniciam a amamentação, mas cerca de 40% delas a interrompem antes que a criança complete três meses (CHÃ et al, 2016).
Dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal de 2008 mostraram que a prevalência de amamentação exclusiva das crianças brasileiras menores de seis meses foi de 41,0%, na Região Sul de 36,21% e no Paraná 39,98% (BRASIL, 2009).
De acordo com Saldan (2014), em sua pesquisa realizada em 2012 durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio em Guarapuava, onde foram avaliadas 1814 crianças menores de 2 anos, a prevalência de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses foi de 36%, sendo considerado uma situação ruim segundo dados preconizados pela OMS (12–49%).
Não há dados concretos dos índices de aleitamento materno em Laranjeiras do Sul, mas sabe-se que não são muito diferentes dos nacionais e regionais, que demonstram uma situação que ainda demanda ações que estimulem essa prática tão importante para a promoção da saúde das crianças.
Portanto, o Projeto Elos de Afeto tem como objetivo promover, incentivar e apoiar a prática do aleitamento materno, reduzir o uso de fórmulas infantis e outros leites e incentivar a doação de leite materno no município de Laranjeiras do Sul-Pr.
O Projeto Elos de Afeto é resultado do trabalho de conclusão de alguns profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul do Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, 2015–2016, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e, foi lançado no município de Laranjeiras do Sul em março de 2017. As ações previstas são:
- Capacitação dos profissionais de saúde da Rede de Atenção à Gestante e à Criança;
- Implantação do Protocolo do Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Infantis, Suplementos Alimentares e Dietas Especiais;
- Criação de uma página no facebook para divulgação e orientações à população;
- Intensificar as ações de promoção e incentivo ao Aleitamento Materno na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e durante todo o Agosto Dourado.
- Tornar-se um ponto de coleta para o Banco de Leite Humano (BLH) de Guarapuava.
O projeto vem sendo desenvolvido desde março de 2017, quando foi lançado no município e desde então já foram desenvolvidas muitas das ações previstas.
Em março/2017 foi elaborado e implantado o Protocolo do Programa Municipal de Dispensação de Fórmulas Infantis, Suplementos Alimentares e Dietas Especiais, embasados nos Manuais e Normas da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde que protegem a prática do Aleitamento Materno.
A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul promoveu em maio de 2017 o Curso de Manejo Clínico do Aleitamento Materno à toda Rede de Atenção à Gestante e à Criança do município, sendo este ministrado por uma Consultora Internacional em Aleitamento Materno.
Criou-se uma página no facebook, Elos de Afeto — Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno, onde são postadas as ações desenvolvidas, eventos e orientações relacionadas ao Aleitamento Materno, Alimentação Complementar e Doação de Leite Humano.
Foram desenvolvidas muitas atividades relacionadas ao Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno, dentre elas: a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária sobre doação de leite; a realização de uma ação junto aos estabelecimentos comerciais do município sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e
Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), e; o Encontro Municipal de Gestantes e Puérperas.
Em relação a Doação de Leite Humano, já iniciamos o trabalho de captação, cadastro e coleta de leite de doadoras do nosso município.
Com poucos meses de implantação do projeto no município, observa-se a importância que este teve para alavancar as ações de promoção do Aleitamento Materno, capacitar os profissionais e, acima de tudo estabelecer a intersetorialidade pelo envolvimento ativo da Atenção Primária à Saúde, da Vigilância em Saúde, dos Hospitais do município, do Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil e, também da mobilização dos setores da sociedade civil.
Thaise De Almeida Granzotto — Nutricionista — Laranjeiras do Sul/PR
