Promoção da Saúde: uma vida que pulsa!

Em janeiro de 1995 ingressei no curso de Fisioterapia pela Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio/MG. Foi um desafio grande e estimulante, uma vez, que um dos meus ideais era o de trabalhar com a promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação física acelerando a inserção de pessoas reabilitadas, novamente, no mercado de trabalho e na sociedade. Durante a graduação fui monitora de classe no primeiro e segundo período fato que se repetiu no quarto e quinto período, quando fui monitora, também, de Recursos Terapêuticos Manuais. Tornar-me fisioterapeuta foi a realização de um sonho e a possibilidade de aventurar, ainda mais na saúde. 
Em janeiro de 1999, comecei a exercer a profissão de fisioterapeuta no município de Jequitaí/MG foram muitos trabalhos desenvolvidos, que iam desde a organização dos serviços de fisioterapia no hospital com atenção domiciliar, até a organização de grupos operativos para idosos, gestantes, hipertensos e Alcóolicos Anônimos (A.A). Na época, esses grupos foram criados com o propósito de trabalhar a inclusão de medidas preventivas de doenças e a adesão aos hábitos de vida saudáveis, bem como, o retorno a sociedade dos indivíduos envolvidos, a exemplo o grupo de A.A, que foi criado para uma parcela expressiva de pessoas marginalizadas pelo uso continuo e excessivo do álcool. Nesse mesmo ano fui convidada pela Diretoria do Cube Social de Jequitaí para dar aulas de hidroginástica, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de mulheres adultas da cidade, que não praticavam nenhum tipo de atividade física para prevenção de doenças. Também fui convidada pelo Diretor da Escola Estadual Professor Luciano a dar aula na disciplina de física para o Ensino Médio e nos anos dois anos posteriores, a lecionar Biologia. 
No ano de 2001 fui convidada pelo Prefeito Municipal de Buritizeiro a desenvolver também no seu município, o serviço de Fisioterapia que vinha fazendo em Jequitaí, e assim, organizar os serviços, do ponto de vista da promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio da criação de grupos operativos. No início relutei, pois seria um desafio, ainda, maior, dar assistência aos dois municípios. Com tudo, na tentativa de continuar o aprofundamento aos conhecimentos na área da saúde e educação, em 2003 ingressei no curso de especialização em Ciências Biológicas, pela Faculdade da Região dos Lagos- Cabo Frio/RJ. Os anos seguintes até 2006 foram enriquecedores, principalmente, do ponto de vista da Saúde Pública e da organização dos serviços de saúde. Assim, surgia mais um desafio: como adquirir conhecimento e aplicá-los no serviço de saúde atendendo de forma integral, universal e equânime a população, visto as desigualdades sociais que nos rodeavam? Nesse período tentei buscar estabilidade profissional e fui primeiro lugar geral no cargo de Fisioterapeuta no município de Buritizeiro, passando atuar no Hospital Municipal. No ano seguinte fui convidada a representar o Hospital no seguimento dos trabalhadores da Saúde no Conselho Municipal de Saúde de Buritizeiro, fato que contribuiu grandemente para a busca de serviços de saúde mais voltados às necessidades da população. 
A partir da atuação no Conselho Municipal de Saúde e do trabalho desenvolvido nos dois municípios tomei conhecimento que grande parte da população carente de ambos os municípios eram desprovidas de ações voltadas para a promoção da saúde o que os colocavam numa situação muito vulnerável a violência de diversas formas, entre elas pela desigualdade social que abrangia população mais carente e marginalizada. Assim, busquei a aproximação com a atenção primaria a saúde, por meio de atividades desenvolvidas nas Unidades Básica e, para isso, fiz mais três Especializações: Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde; Gestão Microrregional da Saúde e Planejamento Orçamentário e Financeiro do SUS Municipal. Já sentindo a necessidade de atuar de forma mais ampla e que abrangesse mais municípios no campo da promoção da saúde e melhoria da Saúde Pública, ingressei em 2007, por meio de concurso público no serviço da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, onde atuo, hoje, como coordenadora de Gestão Regional; Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional (CIR) e Referência Técnica em Educação Permanente em Saúde da Microrregião de Pirapora, além de ser Diretora Substituta da GRS Pirapora/SES-MG e de fazer parte da Equipe Processante e Sindicante do Estado representando a Gerencia Regional de Pirapora.
Dentro da CIR grande parte dos meus ideais estão sendo alcançados, uma vez que na sua composição há gestores, conselheiros e técnicos de saúde. Assim, posso contribuir levando a promoção da Saúde não, apenas, a dois municípios mas a uma Microrregião inteira de saúde, podendo atingir o maior número de pessoas dentro e fora da Micro, concretizando o que eu sempre trouxe em minhas veias e no meu coração que pulsa “Saúde É Meu Lugar!”. 
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles


Adriana Katia Emiliano Souza — Fisioterapeuta — Abadia dos Dourados/MG