Quando 1 + 1 = 5 (e sim, o cálculo, está correto).

Sam e Pam, novo desenho.

Bom, eu costumo classificar as pessoas, os lugares e as coisas que conheço de acordo com um sistema de notas que varia de 0 a 5: 0 = inclassificável, 1 = péssimo, 2 = ruim, 3 = regular, 4 = bom e 5 = ótimo. No caso de duas amigas minhas desenhistas (virtuais, porém, muito mais reais do que muita gente que já me viu em público tantas vezes), Samara Souza e Pamela Marins, minha nota é 5 para cada uma.

Samara está comigo lá no Facebook desde abril de 2014, já Pamela está desde julho de 2014, eu então as sugeri se conectarem em agosto de 2014 (elas já tinham 9 amigos em comum (incluindo eu mesmo) e ambas haviam escrito em seus perfis trabalharem em Desenhista, o que acabou ajudando bastante na hora de sugerir a elas serem amigas).

Quando passei o pior momento ou situação de minha vida, foram elas quem mais me deram apoio e solidariedade em quantidade e em qualidade, pelo que sou eternamente grato a ambas pelo gesto tão fraterno e humilde (e sem nenhum arrependimento, por de certo). Por isso mesmo, decidi, além de apresentá-las pelo Facebook, fazer homenagens a elas (pedi autorização e foi aceita prontamente), incluindo uma dupla de desenhistas fictícias chamada Sam e Pam.

Na ficção da dupla Sam e Pam, eu descrevo a Sam como a mais improvisada e sensível, enquanto que a Pam como a mais estratégica e racional. A expressiva e talentosa dupla de desenhistas trabalhava de freelancers, até que viu que isso não dá o mesmo futuro do que ter um belo emprego e decidiu se empregar em uma nova editora de quadrinhos. Com a ajuda de Banosvernes, um agradável e simpático alienígena do planeta Lactósia, a dupla cria uma história inédita e original.

Samara faz uns desenhos aleatórios e improvisados e fãs-artes, já a Pamela faz as webcomics em estilo mangá Anjo da Guarda, Imaginarium, Real Cyborg, Hunter e Opressor Alien, a webcomic Vivendo Juntos (Living Together) em estilo desenho básico e fãs-artes.

Página do Facebook da Samara: Simetria e páginas do Facebook da Pamela: Art of Pamela Marins, Real Cyborg, Opressor Alien — Mangá e Anjo da Guarda — Comics.

A parte mais curiosa e interessante disso tudo é, justamente, o fato de eu não ter tido desentendimentos com nenhuma das duas, nem vice-versa. Digo isso, pois, recentemente, quebrei a cara com bastantes pessoas que já conheço há dez anos ou mais (muito mais em determinados casos) e isso inclui alguém que já conheço pessoalmente (e que não também, é claro).

E, finalizando, a coisa toda, no cálculo de 1 + 1 = 5, o primeiro 1 representa a Samara, o segundo 1 representa a Pamela e o 5 representa o nível de acertividade mútua delas, ficou claro agora o porquê de o cálculo estar correto?

A propósito: que vocês todos sejam extremamente abençoados e iluminados neste ano de 2018 que se inicia!