Esse texto me deu vontade de escrever sobre a experiência que eu estou vivendo fora também. Eu sou freela e ainda trabalho para projetos no Brasil, mas vim para Suécia (trazendo meus três gatos! hehe) junto com o meu companheiro, que veio trabalhar por aqui como desenvolvedor.
Tenho usado o tempo de trabalho reduzido (sim, resolvi fazer isso para conhecer melhor o país onde estou e aprender sueco) para estudar coisas que nunca tive tempo na carreira de front, e também revisar todas essas coisas básicas que você citou. Esse mês experimentei aplicar para um trabalho aqui, numa empresa grande, e foi um aprendizado rico. Fiz todas as entrevistas, e consegui ótimos feedbacks da parte técnica — tudo porque a empresa onde eu realmente quero trabalhar tem um processo seletivo similar com essa que eu tentei. Nada melhor do que se preparar comendo pelas bordas. :)
Teu texto sintetizou muitas coisas que eu tenho pensado ultimamente, foi muito bom ler ele hoje. Parabéns pela mudança, e espero dar um pulo em Amsterdã em breve. Te aviso no twitter para gente tomar uma cerveja! o/