Agrotóxicos: um mal realmente necessário?

Por Gabriel Lentz

Não é de hoje que várias cargas de substancias toxicas são depositadas sobre os alimentos que consumimos. Segundo dados da Agência Brasil, o uso de agrotóxicos por produtor de todo Brasil subiu 162% em apenas 12 anos. Ainda segundo o site, em 2012 823.226 toneladas de agrotóxicos foram comercializadas no Brasil, sendo muito destes proibidos em diversas partes do mundo, mais especificamente 14 produtos, proibidos no mundo todo são consumidos e utilizados livremente no Brasil. No infográfico abaixo confira os alimentos com mais índice de contaminação por agrotóxicos no Brasil, segundo pesquisas do site Mundo Simples

Como visto no infográfico, diversos alimentos, dos mais consumidos no Brasil estavam contaminados por agrotóxicos, e nem deviam ter ido à mesa dos brasileiros, por conter diversos riscos à saúde de quem os consome.

E os problemas decorrentes do uso destas substancias são inúmeros à saúde de quem os consome: câncer, má formação fetal, além de diversos problemas respiratórios e digestivos. No vídeo abaixo, veremos a palavra de Roselaine Santos, técnica em controle ambiental, Roselaine Santos, alerta para o consumo destes produtos:

Como pontuado no vídeo, não se tem tanta necessidade de utilizar-se destes produtos para controle de pragas e para o bom desenvolvimento das plantas, pois tem-se no adubo orgânico, uma forma barata e sustentável de produzir alimentos. E se engana quem pensa que os agrotóxicos são nocivos somente à saúde de quem os consome, a saúde de quem os aplica também sofre com o uso excessivo dessas substancias, como revela Roselaine Santos no podcast a seguir:

Como podemos observar no podcast, essas substâncias são totalmente nocivas também aos que as aplicam, podendo acarretar em diversos problemas de saúde se aplicados sem proteção. O controle do uso destas substâncias não é respeitado, o que traz inúmeros problemas para quem os consome e para o meio ambiente de modo geral.

Like what you read? Give SBtem a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.