Como opera a mente?
No texto anterior vimos qual era o objeto da lógica, neste veremos como a mente opera tendo o modum sciendi como o seu objeto.
O modum sciendi é dirigido e orientado pelas três operações da mente, a saber: simples apreensão, juízo, e discurso.
Devemos, portanto, definir as três operações do intelecto.
A definição, a divisão e a argumentação referem-se as três operações da mente. A primeira — simples apreensão — é o conhecimento das palavras an sit e quid sit, particularmente o que a coisa é, e esta é dirigida pela definição. Por exemplo, como o intelecto apreende essa palavra homem? O intelecto deve primeiro saber se é (an sit) e o que é (quid sit), como o que é animal racional, esta é a definição.
O juízo, que por sua vez é a segunda operação da mente, ocorre na medida em que o intelecto compõe dois extremos simples, afirmando um sobre o outro, ou divide, negando um sobre o outro, como ao dizer o homem é um animal, o homem não é uma pedra, todos estes aspectos são dirigidos pelas boas regras da divisão.
O discurso, em seguida, é a dedução das premissas à conclusão, segundo o intelecto que apreende as premissas, e elege a conclusão, também é dirigido pela argumentação.
As três operações do intelecto são dirigíveis do objeto da lógica, que é o modum sciendi.
Referências:
Nucleus disputationum in universam philosophiam. Ad mentem subtilis R. P. Doctoris Ioannis Duns Scoti, ordinis minorum. Quaestio, IIII, pag 4— Carolus Rapinaeus.