O fim e o início
Leonardo estava apaixonado. Uma paixão de infância que ressurgiu em sua vida e o apresentou a novas formas de amar que este geógrafo teimoso jamais havia sentido antes, apesar de ter amado algumas vezes, ou pelo menos achado que tivesse amado.
Laura, a mulher que transformou Leonardo para sempre, da menina loira de suas memórias havia se transformado em uma linda médica, mas que mantinha o mesmo sorriso que fazia Leonardo sorrir há muitos anos.
A vida tem dessas coisas. Após alguns dias de conversas, se viram envolvidos como nunca, um sentimento forte fazia com que quisessem estar juntos, viver tudo que não viveram e tirar o atraso de uma ausência de mais de vinte anos. Leonardo no começo custou a acreditar como aquela mulher tão maravilhosa pudesse gostar dele daquela maneira e se viu pela primeira vez sem saber como agir com uma mulher, ele que sempre foi tão seguro quanto a isso.
Viveram alguns momentos especiais, mas Leonardo se sentia só, pois Laura, sendo médica de uma outra cidade, não tinha muito tempo, e Leonardo, sendo geógrafo, precisava trabalhar muito também. Ciúmes, falta de entendimentos acabaram os afastando, mas nunca os separando. Havia uma ligação além da explicação racional, talvez até espiritual.
Em um período em que não estavam mais tão próximos assim, Leonardo se sentia mal de vez em quando e foi fazer alguns exames de saúde para saber o que estava acontecendo. Infelizmente uma notícia o atingiu em cheio: um câncer no pâncreas, em um estágio complicado. “Como posso estar com isso se nem me sentia tão mal assim? ” Pensou, ele. Ainda tinha sua saúde de certa forma. Mas mesmo assim, passou a vida em retrospectiva. Não estava completa. Sentia a falta de um filho. Laura, que nunca havia se casado, também queria ter um filho, mas alguns problemas da vida também fizeram com ela nunca tivesse sido mãe ainda.
Leonardo, apesar de tudo, continuava sereno. Tentava levar sua vida normalmente, trabalhando e estudando. Mas só pensava em contar para Laura o que estava acontecendo. Não sabia como, então não quis que fosse por telefone, internet ou coisa assim, e sim pessoalmente. Marcou com ela e levou os exames. “Não vou durar muito, amor”, disse ele. O coração dela doeu. Apesar de dizer com certa frequência para ele que as coisas não eram mais como antes, ela sentiu. Pela primeira vez em tempos não poderia tê-lo mais por perto, e nem pelo telefone. Sentiu que não teria mais mensagens de bom dia, de um “te amo” fora de hora e até de suas chatices e cismas.
E resolveram se amar, como nunca antes. Uma entrega única em suas vidas, enquanto ainda podiam, pois estavam vivendo literalmente cada momento como se fosse o último. Felicidade e tristeza se misturavam, mas não os abatiam.
Meses se passaram, e apesar de Leonardo sofrer uma melhora durante um bom tempo, ele havia piorado inesperadamente e sentia que agora era sério. Estava internado no mesmo hospital onde Laura também estava internada, mas para ter seu filho. Filho do fruto daquele dia especial, o primeiro e único em que se amaram com seus corpos, além da alma.
Alguns dias, muito debilitado, Leonardo recebe a visita de seu filho, e quando o coloca nos braços sente uma paz completa, transbordando felicidade e amor por sua família recém-formada. “Pegue a câmera, amor” diz para Laura. Ela, ainda emocionada, pega a Canon de Leonardo e se prepara para tirar algumas fotos, mas ele pede a câmera e a coloca em modo de gravação de vídeo. Sentado no leito do hospital, muito mais magro do que sempre foi e com seu filho nos braços, ele começa a falar.
“Olá meu filho! Você está assistindo a primeira vez que te vejo e te tenho em meus braços. E saiba que meu amor por você é maior que tudo, é incondicional e completo. Não estarei aqui para te ver crescer e nem para te dar apoio, mas sua mãe é um ser maravilhoso que te ama demais também e saberá fazer transmitir todas as coisas boas que você merece. Quero te dizer algumas coisas importantes que você deve levar por toda sua vida assim que tiver idade para entender:
Primeiramente e mais fundamental: obedeça sua mãe. Ela te ama e sabe das coisas, como toda mãe. Jamais parta o coração dela.
A vida é difícil e vai piorar, mas não significa que seja ruim. Não desista, faz parte do aprendizado. A quantidade de coisas boas é muito superior às coisas ruins.
Ame bastante. Você vai encontrar várias pessoas e vai se sentir apaixonado e amando demais, e dentre elas talvez você encontre o que encontrei na sua mãe: o amor sereno. Seja sempre sincero, mesmo que isso assuste um pouco quem você ama. E isso meu filho, vai te mudar para sempre.
Evite cometer erros, pois você vai cometê-los da mesma forma, mas se tentar evitar cometerá muito menos do que o necessário. Isso vale para tudo na vida, mas principalmente com as pessoas as quais você ama e que te amam, sua mãe sabe muito bem disso, um dia ela te conta melhor sobre nós.
Tenha fé. Não cometa o mesmo erro que seu pai. Mas lembre-se que sua fé tem que ser de dentro para fora, isso significa ser sincero com você mesmo. O mais importante não é a religião ou doutrina que você escolhe, ou escolher nenhuma, e sim que é preciso fazer o bem e ter paz no coração.
Abrace seus avós e dê muita atenção a eles, visite-os com frequência, eles gostam muito de você e vão te dar sempre coisas gostosas.
Seus tios Marcelo e Amanda também te amam muito, conte sempre com eles. Peça para o seu tio te ensinar a jogar vídeo game;
Leia muito, leia sempre! Leia o que gostar, e se gostar de quadrinhos, estou deixando uma coleção de clássicos para você, espero que te traga aventuras e bons momentos como me trouxe um dia.
Faça amigos para a vida toda. Cada um seguirá seu caminho um dia, mas conte sempre com eles, talvez não todos, e na verdade nem é necessário ter muitos, apenas os que se importam.
Estude bastante, a vida já é difícil para quem estuda, então imagina para quem não estuda. Sua mãe e eu sempre fomos estudiosos e gostamos disso, e ela então nem se fala. Ela vai te cobrar muito isso, mas é para o seu bem. Quando chegar a época da faculdade, escolha uma profissão que te faça feliz. Geografia é legal, mas não estou querendo influenciar em nada, hein! Apenas uma sugestão.
Dentre tudo isso meu filho, eu vou continuar te amando e amando sua mãe até o meu último segundo. Este é o fim da minha vida, mas o início da sua. Não sinta tristeza pela minha ausência física. Se existir algo além daqui, tenha a certeza que estarei ao seu lado cuidando de você, brincando e te fazendo sorrir. Estarei vivo dentro do seu coração sempre que se lembrar deste vídeo, da minha voz. Queria que me visse antes, saudável e vivendo coisas boas, mas infelizmente não será possível. Não lamente, eu mesmo não estou fazendo isso. Seja bom sempre e a felicidade irá te alcançar naturalmente. Você é o fruto do melhor amor que já tive, que é sua mãe. Obrigado por ter nos escolhido e me fazer sentir completo nesses últimos momentos. Fique bem, e lembre que te amo”.
Com os olhos marejados, Leonardo finaliza o vídeo, ainda embalando o filho nos braços. Laura, atrás da câmera, chorando ao lado se sua mãe e irmãos, e os pais de Leonardo estavam ali também, porém sua mãe estava com um olhar triste, porém confortado, porque sentia que seu filho iria continuar sua jornada em outro plano, e isso a trazia conforto.
Leonardo faleceu dois dias após a gravação de sua apresentação e ao mesmo tempo despedida de seu filho. Todos diziam que ele estava apenas esperando o filho nascer. Em seu funeral, a tristeza estava estampada nos rostos de todos que estavam presentes, menos na de seu pequeno filho, que sorria e dava gargalhadas de bebê, dessas que contagiam todo mundo.
A vida tem dessas coisas.