VAI PASSAR PRA MEDICINA?

Uma coisa que faço com frequência é observar o comportamento das pessoas. Via muito quando estava no cursinho para vestibular e em grupos nos quais eu participava (e participo até hoje), o seguinte diálogo:

“Poxa, e aí? Vamos passar pra medicina esse ano? Tá estudando pro vestibular?”

Aí a pessoa solta a fatídica frase que corta o meu coração “Tô tentando!” ou então “Vamos ver!”

Senta aqui, vamos conversar. Eu não sei qual é a sua religião ou o seu credo, mas acho que a maioria de nós sabe ou já ouviu a frase que diz que “as nossas palavras têm poder”. Vai dizer que você nunca se pegou falando sobre uma pessoa e logo depois ela justamente te ligou ou mandou um whatsapp? Se não aconteceu com você, tenho certeza que já ouviu alguma pessoa comentar que já rolou isso com ela. De alguma forma, falar, pensar sobre aquela pessoa fez com que você a atraísse.

Então, o mesmo acontece com TODOS os outros aspectos da nossa vida. Se você falar o tempo todo que está só TENTANDO, é isso que vai acontecer. Você vai ficar “tentando”. Comece a falar para os outros, quando te perguntarem sobre o vestibular, que você está sim estudando PRA PASSAR, não pra TENTAR. Veem da diferença? E claro, muito mais importante do que falar, é sentir. Sinta que você é CAPAZ de passar, e melhor, SINTA QUE VOCÊ JÁ PASSOU.

A minha vida mudou completamente depois que eu aprendi sobre isso, e no ano em que eu fiz ENEM, mais precisamente UMA SEMANA ANTES DA MINHA PROVA, eu aprendi essa lição. Lembro muito bem, foi numa aula ao vivo do descomplica, com um psicólogo convidado para conversar sobre como se preparar psicologicamente para as provas. Confesso que no início achei papo de maluco essa história de “pensamento positivo”, mas acatei a ideia. Durante aqueles dias de tensão pré ENEM, eu repetia na minha cabeça que nem louca “Eu já passei. Essa prova só serve pra justificar que a vaga já é minha.” E olhem no que deu.

Acreditem em vocês. Falem coisas positivas. Vai dar tudo certo ❤

OBS: Pra quem se interessou mais no assunto, isso é física quântica. Assistam o documentário “O Segredo” ou leiam o livro, que ele explica como funciona esse trampo de uma maneira mais alegórica.

Pra quem quer estudar a física por trás disso, indico o Professor Osny Ramos, físico teórico, que tem alguns livros sobre o assunto.