Tabi Tabi

Seinin Dojo Leme/SP
4 min readJun 2, 2020

Texto escrito por Dai Shihan Arnaud Cousergue

O treinamento não se limita às horas dojo, é necessário fazer a lição de casa. Uma vez que repetir muitas vezes os mesmos movimentos, seu Taijutsu melhora. Para treinar seu Kihon ou seu Waza tem um nome em japonês: é Tabi Tabi. (1)

Você notou que os desenhos de lutadores japoneses os mostram com o corpo inclinados para a frente? Isso ocorre porque, quando você luta ao ar livre, precisa empurras o peso do corpo na primeira metade dos pés. Isso lhe dá um bom Kinkō, um equilíbrio correto. (2) Hoje treinamos principalmente em um dōjō, mas quando eles criaram as técnicas, todas as lutas estavam no campo de batalha.

Ao ar livre, o terreno não é plano, nem horizontal, e pode ser escorregadio. Assim, o equilíbrio deve ser seu foco principal. Você cai, você morre! Quando você mantém o peso do corpo à frente, tem uma chance melhor de ficar de pé. Este é o Kuden (3) de Shizen no Kamae. (4) Quando você assume Shizen no Kamae, coloque seu corpo pressionando os dedos dos pés e não os calcanhares. O Sensei disse: “Você deve estar sempre alerta (e) ainda estar relaxado”. Isso significa que seu peso está sempre à frente, em Kamae, e durante toda a luta.

Agora, a dificuldade é relaxar todas as partes das pernas. Se você tentar aumentar o seu peso, sentirá tensões musculares em vários níveis. Em suas panturrilhas, coxas e quadris. Você terá que treinar muito para se livrar deles. Para obter o bom Kamae, você deve praticar repetidamente. Este é o “Tabi Tabi”.

A razão pela qual Hatsumi Sensei diz que você “ainda estar relaxado” é lógica. Shizen, para mim, é o Kamae mais difícil de todos. Anatomia também é uma boa professora. Veja, por exemplo, a pata traseira de um cavalo. A articulação no nível médio nada mais é do que o calcâneo, o calcanhar. E ele nunca toca o chão quando o cavalo anda! (5) E se você estiver treinando com Shika Tabi, esteja ciente de que não há suporte para o arco dos pés. Por isso, peço que você use seu peso corporal para frente, porque se não o fizer, você terá tendinite. Isso aconteceu comigo nos anos 80. Todas as técnicas de Bujinkan são provenientes dos Yoroi e do campo de batalha. Os japoneses desenvolveram essa maneira de se levantar e andar para manter o corpo seguro em batalha.

Os Waraji, (6) e depois o Zōri, (7) também são projetados para ajudar nisso. As solas das duas sandálias protegem apenas o pé, não os dedos dos pés. Quando comprei meu primeiro par de Waraji, disse ao lojista que eles eram muito curtos. Depois que ele me explicou, o jovem Gaijin entendeu que não era o caso. Eu estava errado (de novo). Como os dedos dos pés frequentemente tocam o chão, isso significa que o seu Tabi não sobreviveria por muito tempo se você os usar fora de casa. (8)

O Waraji suporta apenas a sua sola. Com os dedos dos pés no chão, o corpo se inclina para frente. Este é um processo natural. Você pode experimentar adicionando algum suporte de calcanhar dentro deles e verá como isso beneficia o seu Taijutsu. Você precisa encontrar maneiras de melhorar suas habilidades, tendo um melhor footwork é uma delas. Na verdade, o que torna a Bujinkan tão única em comparação com outras artes marciais é o trabalho de pés. Nunca esqueça que tudo o que fazemos provém da experiência real no campo de batalha. Nosso Waza sobreviveu a muitas guerras. Eles sobreviveram e os transmitiram para a próxima geração até hoje. Nada do que fazemos acontece por acaso. É o resultado de um longo período de tentativa e erro. Entre os séculos XII e XVII, no Japão, os erros geralmente significavam morte. Se treinamos essas técnicas hoje, é porque elas foram eficientes em um combate real.

De volta ao Sensei e seu: “Você sempre deve estar alerta, e ainda estar relaxado”. Entenda que ser Kutsurogu, relaxado (9), é uma demanda dos Yoroi. A armadura é uma excelente proteção se você ficar relaxado por dentro. Se você está tenso, os muitos golpes que você recebe passam pela sua carne e ossos. Quero me repetir aqui: “tudo o que fazemos provém de uma verdadeira experiência de batalha”. Então, por favor, não tente “reinventar a roda” no seu dojo. Por favor, não adicione coisas exóticas à Bujinkan do Sensei. (10) Siga as diretrizes transmitidas por séculos por gerações de instrutores. Afinal, é isso que significa transmissão.

Como costumo dizer aos alunos em seminários e no meu dojo, “há uma razão”. Se você não souber, procure por isso. Pergunte aos seus professores ou, quando estiver no Japão, pergunte ao Sensei.

_________________________________

1 度々, tabi tabi; muitas vezes; de novo e de novo; continuamente; repeditamente; frequentemente
2 均衡, Kinkō; equilíbrio; balanço
3 口伝, Kuden; instrução oral, passar informação boca a boca​, tradição oral
4 自然, Shizen; natural; espontâneo
5 Anatomia Equina https://mobility-health.com/pages/horse-anatomy
6 草鞋, Waraji; sandalha de palha. https://zenike.com/products/waraji-straw-sandals-tabi-socks-set-zen-outfit-accessory-well-craft-all-sizes
7 草履, Zōri; sandalia tradicional japonesa
8 足袋, Tabi; meias japonesas (com o dedão separado)
9 寛ぐ, Kutsurogu; relaxar; sentir-se em casa
10 Se você quiser misturar diferentes partes de outras artes marciais, tudo bem para mim. Se isso faz você e seus alunos felizes, tudo bem. Mas não se chame de Bujinkan dojo.

O conteúdo foi autorizado para tradução previamente por seu autor.

O texto original pode ser encontrado no link

https://kumablog.org/2019/11/22/tabi-tabi/

--

--

Seinin Dojo Leme/SP

Dojo da Bujinkan situado na cidade de Leme — SP. Nossas publicações são traduções autorizadas por seus respectivos autores