A importância da atividade física no Carnaval por Cláudia Battelli

Podemos considerar que brincar o Carnaval, festa brasileira de maior tradição e visibilidade no mundo, é uma atividade física de moderada a alta intensidade.
Celebridades e foliões passam dias e noites a festejar, em pleno mês de fevereiro, alto verão, sob temperaturas elevadas e certamente aqueles que têm uma condição física melhor, suportam melhor esse esforço.
Ter um bom preparo físico não deveria ser privilégio somente de atletas ou no caso, dos Artistas do Carnaval, mas de todos os indivíduos que valorizassem uma boa qualidade de vida e desejassem vigor para cumprir suas tarefas diárias com sucesso.
As musas das avenidas, as estrelas da música, passistas e ritmistas das escolas de samba passam por inúmeros ensaios nas quadras de suas escolas sambando e tocando por horas. Mas nem só de ensaios se faz uma boa e adequada preparação física para o carnaval.
Através da orientação de profissionais capacitados, os Educadores Físicos, necessidades individuais são levantadas e programas específicos e periodizados de treinamento são aplicados para que, assim como no auge de uma competição, em pleno Carnaval todos apresentem seus melhores resultados.
A melhor disposição para tocar ou dançar, o melhor e mais bonito samba no pé, o pique invejável dos foliões, os corpos mais perfeitos, a bateria nota 10. Enfim tudo que envolve execução é resultado de muito treino.
A cerca de um mês para Carnaval Ivete Sangalo, que além de fazer o carnaval de Salvador será homenageada pela Escola Grande Rio, postou no seu perfil do Instagram, na madrugada do dia 24 de janeiro: “ Vou chegar chegando nesse carnaval. Treino intenso”. Além de declarar que mudou um pouco sua alimentação, abandonando os doces. Não obtemos resultados se não trabalhamos para alcançá-los.
Afinal, quais capacidades físicas podem ajudar as pessoas a curtirem o carnaval com tanta garra e animação?
• Aeróbia, capaz de amentar o “folego” uma vez que pode fornecer mais oxigênio para o organismo;
• Força, que se manifesta pela resistência que a musculatura vai apresentar inibindo a fadiga, o cansaço;
• Flexibilidade, dentre outras questões melhora a amplitudes de movimento para permitir que o corpo execute coreografias por muitas vezes repletas de malemolência e giros;
• Quaisquer capacidades outras específicas de cada função a ser desenvolvida nas avenidas.
Preparar-se para o Carnaval é uma maratona que além de melhorar o condicionamento físico, acaba por facilitar a redução do percentual de gordura e consequentemente interfere positivamente na autoestima, melhorando inclusive a autoimagem das pessoas.
E para você que pretende brincar o Carnaval de 2017, seguem algumas dicas simples, porém muito interessantes:
• Mantenha-se hidratado e bem alimentado: Beba água, consuma frutas e sucos naturais, bem como água de coco e tenha uma alimentação leve;
• Evite privações de sono: nada melhor que uma boa dose de sono para recuperar as energias gastas;
- Beba com moderação e mantenha-se em segurança
e ótimo Carnaval!
Cláudia Battelli
é formada em Educação Física e especialista em Fitness e Pilates. Apaixonada por pessoas e por tudo que se propõe a fazer, trabalha na área há 21 anos, e atuou em grandes academias de São Paulo, somando centenas de alunos. Hoje é proprietária de um Espaço Multifuncional na área de Atividade Física e Coworking. Trocou o mercado de trabalho tradicional para conciliar sua profissão e exercer mais de perto a maternidade.
