Aproveite seu Carnaval sem culpa!!! por Maria do Carmo Macedo

Free Picture: Mask

Carnaval é movimento, é alegria, não importa qual seja sua escolha, viajar, ficar em casa, aproveitar a cidade ou cair na folia, o importante é que seja bom para você e para isso respeito é fundamental!!!

Qual o seu limite? Você sabe? Aproveitar o carnaval e fazer tudo aquilo que não fazemos o ano inteiro às vezes é uma forma gostosa de viver fantasias que não é possível no dia a dia e aí, abusamos de forma saudável das fantasias, máscaras e personagens que admiramos ou que nos fazem rir.

Beber e ficar alegre faz parte ou não desse momento de soltar as amarras que nos prendem, sem julgamentos, pois no carnaval tudo pode.

Então onde está o respeito? Qual o nosso limite? Às vezes não é fácil identificar, pois vai exigir autoconhecimento para saber o que realmente quero e me faz bem, ou se estou fazendo para agradar outros ou simplesmente porque faz parte do jogo daquele momento.

Uma forma de identificar é, faça a seguinte pergunta: “Na quarta-feira de cinzas ou quinta, quando voltar ao meu cotidiano, vou me arrepender do que fiz? Quais os sentimentos que terei?”

Se a resposta for ruim, então repense suas escolhas, pois talvez, você tenha ultrapassado seu limite, não está se respeitando… Agora!!! Se a resposta for positiva, então você realmente terá boas lembranças desse carnaval.

Lembre!!! Não existe certo ou errado, existe apenas com o que você consegue lidar!!!

Muitas vezes escolhemos ações já pensando numa transformação de crenças e isso é fantástico e o desconforto será natural, pois toda transformação nos tira do senso comum e do conforto, apenas esteja consciente de quais serão as consequências e se você está preparada para isso.

Esse exercício não vale só para o carnaval e sim, para qualquer atitude que tomar na vida:

  • Estou respeitando meu limite?
  • Darei conta das consequências?
  • Quais os pensamentos e sentimentos que serão despertados?

Mas no carnaval nossas escolhas e ações são mais intensas e, portanto, requerem maior atenção.

Não se prenda ao que os outros irão dizer ou pensar, se coloque em primeiro plano e não pense “eu não posso isso ou aquilo”…podemos tudo!! Desde que conscientes das consequências, do que conseguimos lidar e a forma com que faremos.

Respeitando esses pensamentos, dificilmente você irá optar por algo que seja ruim para você, porque internamente já possuímos esses mecanismos. Dentro da linha Freudiana, já temos três instâncias que regulam esses movimentos — O Superego que é severo — reprime, julga, condena. O ID se encontra no lado oposto, onde tudo pode e tudo quer, sem regras e julgamentos e o EGO, o que equilibra os dois lados e fará as escolhas que não entre em confronto com as outras duas instâncias e sim, que de alguma forma atenda as necessidades das duas, ora agradando uma, ora agradando a outra. Conhecer como essa tríade funciona dentro de você é o primeiro passo para fazer escolhas assertivas ou transformações que não machuquem ou que não ultrapassem seu limite, esse movimento é individual, não dá para usar a receita do outro e aí está o respeito, o limite.

Agora que você está preparada para o carnaval, vá sem culpa e receio, caia na folia, descanse,relaxe, faça o que você quiser, mas faça somente o que te Faz_Feliz!!!!!!!

Maria do Carmo Marcedo
Pedagoga e psicóloga, com a disseminação do coaching, decidiu unir todo seu conhecimento com o Coach, para levar as pessoas a alcançarem resultados assertivos em seus diversos momentos e áreas da vida… O que a move? A paixão… pela vida, pela felicidade, pelos momentos em que apreciamos e vivenciamos o que realmente importa.

https://www.facebook.com/flowpsicecoach/

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Seja Feliz entre Amigas’s story.