E o carnaval do RJ passa pela passarela professor Darcy Ribeiro por Fernanda Nunes

Você sabia que a origem do Carnaval é Grega? Aproximadamente 520 a.c, onde os gregos reuniam-se para festejar a chegada da primavera e a fertilidade.
A festa se tornou popular também em Roma, no início da era cristã, e o objetivo era se despedir dos pecados da carne nos 3 dias antecedentes a quaresma, além do significado de liberdade: Pode-se fazer o que “quer”.
No Brasil, temos a origem da chegada desta festa no nosso país através do “Entrudo” — brincadeira trazida pelos portugueses- onde se jogava farinha, ovo e água nas pessoas na rua…
A evolução do Carnaval no nosso país foi o SAMBA… com origem nas favelas do Rio de Janeiro, e a partir da música e rodas, criaram-se as marchinhas e em seguida os desfiles com samba enredo.
Os desfiles inicialmente aconteciam nas principais praças e avenidas… e para economizar nas diversas estruturas improvisadas todo ano, montagem e desmontagem com custos de material e mão de obra, resolve-se criar o SAMBÓDROMO…
Oscar Niemayer (1907–2012), maior nome da arquitetura Brasileira, foi o arquiteto escolhido para realização do projeto.
A obra foi executada em tempo “recorde” de 1 ano, e inaugurada em 1984 durante o governo Brizola.
A Passarela leva o nome do Antropólogo Darcy Ribeiro, que foi o idealizador do espaço. E chamamos popularmente de Marquês de Sapucai, pois é o nome da rua que onde se situa…
Características da Passarela Professor Darcy Ribeiro :
- Um grande eixo “simétrico” com 700 metros de extensão, abraçado pro um conjunto de arquibancadas;
- PRAÇA DA APOTEÓSE: é o final deste grande eixo onde as escolas terminam o desfile e se reúnem embaixo de um Sinuoso Arco;
- O Arco em concreto pré-moldado e 30 metros de altura, é uma homenagem ás curvas femininas das passistas das escolas;
- A estrutura construída em 1984 não seguiu fielmente o projeto do Arquiteto Oscar Niemayer, em razão da antiga fábrica da Brahma situada no local não podendo ser demolida já que se tratava de uma construção tombada. Somente em 2011, após a revogação da Lei urbana, o sambódromo conseguiu atingir a forma original do projeto.
