Como entrar no portal outros400 desde outro país e burlar o bloqueio internacional de qualquer site

Me revirava de curiosidade e um pouquinho de raiva sempre que via alguma colega compartilhando os artigos do Outros400, portal de Belém dedicado a trazer “notícias e reportagens por uma outra cidade” (descrição no facebook).

Sabia que vinha coisa boa só pelos títulos e por que antes conseguia acompanhar as publicações. Depois de alguma configuração ou filtro internacional já não podia abri-lo de nenhuma maneira desde a Catalunha, onde estou morando.

Falando com quem gestiona o site descobri que isso acontece com outras pessoas que moravam fora do Brasil.

Recentemente escrevi sobre feminismos e ciberativismo para o outros400. Fiquei muito feliz com o convite, mas desde quando a Yasmim Uchoa me propôs a colaboração pensei que não iria ver o resultado final. Pelo menos isso achava.

Decidida a ver como ficou a coluna, apelei para o que normalmente o uso: O projeto Tor.
O Tor permite navegar de forma anônima, protegendo às usuárias, pois transmite os dados de navegação por servidores dispersos por todo o mundo, possibilitando até mudar o IP. Pensei: Ponho um IP do Brasil, o sistema interpreta como se eu estivesse no outro lado do Atlântico e pronto.
A teoria é linda, mas na prática - por algum motivo que ainda não consegui identificar, mas vou graças aos fóruns de software livre- meu computador mac com sistema operativo debian não instalava o navegador. Ainda assim, sigo recomendando o Tor. O problema não é ele, o problema é o mac.

Bom, segui fuçando e cheguei a um outro projeto muito interessante: o hola.org. É muito fácil de instalar e de uso bastante simples, por isso decidi compartilhar com vocês.

Com o hola! consegui abrir o Outros400, ver o texto que escrevi, ler a matéria da Flavia Cortez sobre a macrodrenagem do rio Tucunduba e, finalmente, especiais mais antigos, como a perseguição a líderes afroreligiosas.

O aplicativo serve para acessar qualquer site, inclusive de filmes, músicas e downloads bloqueados por direitos autorais, proxys ou seiláoque.

A própria página é bastante intuitiva, mas ainda assim vou mostrar passo a passo como usar o hola! no navegador Mozila Firefox. Se não tens instalado o firefox, neste vídeo tu aprendes como descarregar e instalá-lo.

1- Digita www.hola.org e entra na página. Depois clica em “começar”.

2- Vai aparecer esta página, então clica em “Allow”, depois em “Install”.

3- O aplicativo começa a instalação.

4- Completada a instalação, no canto superior direito, você vai ver um ícone de um foguinho (identidade visual do aplicativo).

5- Em “top popular sites” você digita a página que quer abrir, neste caso o Portal outros400, mas pode ser vídeo bloqueado pelo youtube, site de notícias internacionais e página para downloads de filmes, música, séries…

6- Pronto! O aplicativo te direciona ao site. Depois de instalada a aplicação não é necessário repetir o processo. O site colocado abrirá automaticamente.

Felicidades e parabéns pelo portal!