Liderança além da Teoria

Não podemos pensar em liderança como algo apenas teórico, liderar significa influenciar pessoas, que por essência são únicas, reagem de maneira diferente, são motivadas por motivos diferentes e possuem níveis de performance diferentes.

Um líder tem a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem através do trabalho de outras pessoas e de inspirar essas pessoas para que cheguem ao seu nível máximo de eficácia e eficiência.

Mesmo lidando com um time heterogêneo é fundamental que um líder tenha em mente que ele precisa, como diz o consultor empresarial Falconi: bater meta, com toda equipe, seguindo um método.

Traduzindo isso para a prática do dia a dia, um líder excelente é aquele que consegue gerir a sua equipe de forma que conquiste e supere os resultados propostos pela empresa. Fazendo isso através de um processo que permite a consistência dos resultados por um longo período de tempo e principalmente entendendo a individualidade dos membros da sua equipe, sabendo como orquestrar as competências de cada um no conjunto.

Um líder excelente na prática é aquele que possui interesse genuíno por sua equipe, isso significa investir tempo e esforço no recrutamento das pessoas certas. Conhecer essas pessoas para entender quais são seus pontos fortes e fracos e como elas se engajam com a empresa, com a liderança, com a equipe e com o trabalho que realizam. O líder precisará estimular o engajamento em todos esses níveis e se dedicar a desenvolver individualmente, e também como um time, todas essas pessoas.

Qual foi a última vez que você parou para analisar o seu time?

Fazer um mapa das competências de cada pessoa e se questionar se elas estão em uma posição que permite que entreguem o seu melhor?

Avaliar o resultado de cada um individualmente e como equipe para saber se realmente estão entregando o seu máximo e quais fatores podem estar influenciado nos resultados?

Esses são questionamentos que líderes devem fazer com frequência para garantir que eles mesmos e sua equipe estão entregando os melhores resultados.

Like what you read? Give Sergio Ferreira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.