Ás vezes a gente acerta, ás vezes a gente aprende…

Ouvi essa frase há cerca de 6 meses e imediatamente me chamou atenção. Ela foi citada por Bel Pesce em um evento presencial de um curso ministrado em sua escola. A Bel tinha visto a frase escrita na camisa do músico Victor, durante a gravação do DVD da banda Victor & Leo.

A cultura empreendedora, principalmente a brasileira, costuma ser bastante cruel com o fracasso. O empreendedor que falha em algum projeto é visto como uma pessoa incapaz de prosperar no meio e que deveria buscar fazer outra coisa. Existe uma grande pressão para que se acerte de primeira.

O fracasso é uma peça fundamental na trajetória de qualquer pessoa. É através dele que aprendemos por qual caminho ir e principalmente por qual não ir. O insucesso é o melhor professor que podemos ter, pois é através da dor da derrota, que podemos mudar a rota para a direção correta.

No Vale do Silício, os empreendedores que fracassam são abraçados pela comunidade, que fornece apoio e incentivo para que ele possa se reerguer e continuar tocando os seus projetos. Existe um costume muito forte nas pessoas de fazer uma avaliação dos pontos que levaram ao fracasso, para que esse aprendizado possa ser aplicado aos próximos projetos e dessa forma, os mesmos erros não se repitam. Alguns investidores e aceleradoras de lá, costumam considerar como pré requisito para investirem em projetos, que os responsáveis já tenham “quebrado” pelo menos duas empresas. Isso se dá pelo fato desses empreendedores serem considerados pessoas mais experientes, pois já passaram por certas situações de dificuldade e sabem como evitá-las.

É fundamental, quando ocorrer um erro, que se pare e reflita nos aprendizados que se pode tirar daquilo. O empreendedor não deve ficar se lamentando e desanimado por conta do fracasso, mas deve refletir sobre ele para extrair o máximo de aprendizado.

Como grande exemplo dessa característica, temos a Nintendo®. A fabricante japonesa de jogos eletrônicos já passou por diversos altos e baixos na sua trajetória. Foi um grande sucesso de vendas no mundo com o NES, e um grande fracasso com o Game Cube. Ao longo dos últimos anos, a Nintendo® passou por momentos de glória e fiasco. No entanto, a empresa sempre soube avaliar bem todos esses momentos e com isso chegou a um dos maiores triunfos da sua história, Pokemon GO.

Sempre que tivermos oportunidade, devemos ouvir sobre a trajetória de outros empreendedores, a fim de captar as suas histórias de sucesso e fracasso. Avaliar o caminho percorrido por outros é muito interessante, pois podemos captar insights valiosíssimos mesmo sem ter vivido aquelas experiências. Nada supera a dor de sentir na pele, no entanto, podemos obter grandes aprendizados pelas vivências de outras pessoas.

Dizem que o empreendedor é aquele que consegue encontrar oportunidades em diversas situações do dia a dia. Outros afirmam que o empreendedor é aquele que capta os problemas da população e encontra soluções para ela. Ambas são características do empreendedor, assim como a capacidade de extrair algo positivo de todas as situações. Dessa forma, se não conseguirmos obter um resultado direto positivo das nossas ações, ao menos um aprendizado podemos tirar de todas elas.