Vende-se uma ideia
Alguém já viu algum anúncio de venda de ideias por ai? Já viu alguém pagar por uma ideia que outra pessoa teve? Se a sua resposta for não, continue a leitura. Se for sim, é melhor parar por aqui.
As pessoas têm ideias todos os dias. Algumas mais e outras menos, mas diversas coisas no nosso dia a dia despertam ideias nas nossas cabeças. O nosso cérebro é treinado para buscar resoluções para problemas que identificamos. Ele é uma máquina para encontra-las.
O que muitas pessoas não entendem é que a ideia por sí só não vale nada. Ela pode ser a ideia mais brilhante do mundo, mas quando ela está simplesmente no campo das ideias, não possui valor. Ela pode ser a solução para o problema mais presente na sociedade, pode ser a solução de um problema que ninguém tenha dado até agora, ela precisa ter ação. O investidor está interessado no que você já fez até agora e no que você consegue mostrar de capacidade de ação para aquela ideia.
Diversas pessoas me apresentam projetos de negócios todos os meses. É interessante que enquanto muitas delas estão interessadas em apresentar para o máximo de pessoas possível, a fim de receber feedback, uma pequena parte vai pelo caminho completamente inverso. Essa minoria vem até mim cheia de mistério, pedindo absoluto sigilo daquilo que eu estaria ouvindo. Já chegou ao absurdo de um empreendedor tirar da pasta um termo de confidencialidade para que ele pudesse me contar a sua ideia.
Para cada pessoa que pense em te “roubar” e copiar a sua ideia ao ouvi-la, pelo menos dez que você contar irão te falar coisas que acrescentarão ao seu projeto. Apresentar a ideia para o máximo de pessoas é uma das maneiras mais simples e barata de testar a aceitação do público para a sua descoberta.
Além disso, dificilmente uma pessoa que acabou de ouvir a sua apresentação vai parar o que estava fazendo e passar a se dedicar a tocar um projeto igual ao seu e ainda vai superá-lo. Aquilo que você expôs é algo que já vinha amadurecendo na sua cabeça e que você já vinha no mínimo pesquisando e avaliando o mercado e outros fatores relacionados áquela ideia.
Se você pensa que as suas ideias precisam ficar guardadas sob sete chaves, você ainda precisa conviver mais com o ambiente empreendedor. Nessa comunidade, o feedback tem ganhado cada vez mais valor e os projetos têm sido cada vez mais expostos e reformulados. Pense bem se vale a pena guardar tudo isso para sí e perder a oportunidade da sua ideia passar pelo filtro das experiências de tantas outras pessoas. Será que a sua experência e vivências são suficientes para validar um produto ou serviço?