Cengiz Ünder: o futuro da Turquia

Sergio Santana
4 min readOct 1, 2018

--

Com o desenvolvimento das categorias de base e fortificação das academias de futebol pelas federações nacionais ao redor do mundo nos últimos anos, é possível notar que muitos jogadores, de muitos países diferentes, surgem com um certo potencial de se tornarem grandes atletas no futuro. Apesar de nada ser garantido, nunca se notou tal quantidade de jogadores com um ‘hype’ em relação à sua evolução dentro das quatro linhas.

Um desses é Cengiz Ünder, fruto do sério trabalho de base do Altinordu, clube que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Turco, que tem a filosofia de trabalhar com o desenvolvimento de jovens jogadores. Contando com grande parte dos jogadores vindos das categorias inferiores no time principal, a equipe não conseguiu uma vaga nos play-offs por conta do saldo de gols, terminando na sétima colocação.

Após se destacar, Cengiz assinou com o Basaksehir na temporada 2016–17 e foi uma peça-chave para a equipe treinada por Abdullah Avci, que foi vice-campeã, garantindo — pela primeira vez em sua história — uma vaga na Liga dos Campeões. Apesar de ter sido a época de estreia de Ünder, sua segunda metade de campeonato o estabilizou como um dos melhores jogadores do país e, com sete gols marcados e cinco assistências, conseguiu sua primeira convocação para a seleção principal.

Foto: Divulgação/AS Roma

O principal desafio: a aventura na Roma

Como veio de uma liga que ainda não é referência no cenário do futebol no continente europeu, Cengiz não teve muito tempo para se mostrar no começo de sua passagem pela Roma, que comprou seu passe por cerca de 13 milhões de euros. Apesar de aparecer com certa frequência — na maior das vezes vindo do banco de reservas — o turco teve dificuldade para mostrar seu futebol em um primeiro momento na capital italiana.

A virada de ano também representou uma mudança na postura de Cengiz, que, após marcar seu primeiro gol, contra o Hellas Verona, mostrou seu valor para o técnico Eusebio Di Francesco. Da segunda metade da Serie A para frente, Ünder marcou sete gols e deu uma assistência.

Esse fator leva ao principal ponto negativo do jogador: a inconsistência. Até aqui, todas as temporadas profissionais de Cengiz tiveram um início lento, apesar do atacante brilhar no passar do tempo. Na atual época, o panorama parece ser o mesmo, mas, dessa vez, o turco parece ter ‘acordado’ mais cedo: desde a partida contra o Real Madrid, pela UCL, em que foi o melhor atleta da Roma em campo, ele passou a contribuir mais com o time da capital — e já marcou seu primeiro gol, no duelo contra o Frosinone.

Na Seleção Turca, Cengiz é figurinha carimbada nas escalações de Mircea Lucescu, treinador com a responsabilidade de liderar a boa geração de atletas que vem surgindo no país nos últimos anos. Em dez partidas, Ünder já marcou gols em quatro oportunidades.

Desempenho dentro de campo

Cengiz Ünder é um ponta-direito canhoto, que, por consequência, sempre busca sair do lado e avançar em diagonal, criando uma situação propícia para sua finalização de média distância, outro aspecto elogíavel no atleta, apesar de alguns chutes ainda parecem fracos.

Sua movimentação é baseada neste lado do campo, sendo muito ativo pela direita. Apesar de também poder jogar no flanco oposto, consegue se desenvolver melhor em seu ‘habitat natural’. Não tem a velocidade de um ponta tradicional, mas se diferencia pela leitura de jogo que possui.

A principal qualidade do turco está na sua capacidade de gerar espaços sendo marcado pelos defensores adversários. Mesmo não sendo o mais rápido, ele tem noção da dimensão do campo e, com uma movimentação inteligente, constrói campo para outros jogadores. Seja com a bola no pé e com a rapidez para passar pelos jogadores ou com seu trabalho sem a pelota, sabendo puxar muitos marcadores. Com isso, é comum ver que Cengiz sempre abre campo para a chegada em surpresa de outros jogadores naquele setor do gramado.

Como ainda é jovem, peca em alguns pontos, principalmente na contribuição defensiva. Mesmo contribuindo no ataque, pouco ajuda na recomposição no seu campo, não sendo um atleta muito ‘tático’. A inconsistência, já citada em um trecho anterior, é — de longe — o aspecto que Ünder precisa melhorar.

Cengiz Ünder na atual temporada — Foto: Sergio Santana / Dados: Sofascore

--

--

Sergio Santana

Jornalista do LANCE!. Futebol além das quatro linhas. Tudo que é ‘aleatório’ também presta.