O balanço dos clubes turcos na janela

Sergio Santana
Sep 1, 2018 · 6 min read

Após o fim da janela de transferências, trago um resumo e alguns comentários sobre o desempenho dos clubes da Turquia no período. Depois de uma Süper Lig muito disputada na temporada passada, a expectativa para a sequência do futebol turco para os próximos meses é alta.

O período de transferências ficou marcado pela saída de muitos jogadores importantes para os grandes clubes do país. As equipes, por consequência, tiveram que se ‘reinventar’ na janela para garantir a competitividade necessária em busca do campeonato.

Galatasaray

Atual campeão, o Galatasaray perdeu o atacante Bafétimi Gomis, responsável pela maioria dos gols marcados pela equipe na temporada passada, para o Al-Hilal. Outro que foi muito especulado no mundo árabe foi Younes Belhanda, mas o marroquino permanecerá.

Entre as contratações, é inegável dizer que o destaque é Emre Akbaba — um dos principais nomes do Alanyaspor. Apesar de carregar certa inconstância, o meia da seleção vai agregar demais na equipe. No começo da temporada, o treinador Fatih Terim já ensaiou que usará ele e Belhanda juntos. E quem ganha com isso é o próprio Galatasaray.

Outro que também vem com certo destaque é Badou Ndiaye. Conhecido pela torcida, o senegalês jogou no Galatasaray na primeira metade da última temporada, sendo um dos destaques da equipe no período, até se transferir ao Stoke. Marcado pela sua notável ocupação de espaços, o volante está de volta após o clube inglês ter sido rebaixado.

Por fim, o último atleta que merece atenção é Henry Onyekuru. Após uma temporada razoável para boa no Anderlecht, o nigeriano foi emprestado e tenta ter o mesmo desempenho dos tempos de KAS Eupen, quando foi uma das sensações do futebol mundial. Até aqui, o jovem de 21 anos se mostrou bem entrosado e como um tiro certeiro do Galatasaray.

Outros jogadores que foram contratados: Ömer Bayram (LE, Akhisarspor), Mugdat Celik (ATA, Akhisarspor) e Yuto Nagatomo (LE) foi adquirido em definitivo junto à Internazionale.

Emre Akbaba, um dos jogadores que mais evoluiu da temporada retrasada para a passada pelo Alanyaspor, é o principal reforço do Galatasaray (Foto: Divulgação/Galatasaray)

Fenerbahçe

A temporada não começou como o torcedor do Fener esperava: eliminação na fase preliminar da Champions League para o Benfica apresentando um jogo abaixo do esperado. Depois disso, alguns jogadores importantes, como Souza e Giuliano, anunciaram que estavam de mudança para o futebol árabe — Al-Ahli e Al-Nassr, respectivamente.

Portanto, a janela pós-Champions League do Fenerbahçe foi baseada em contratar jogadores para ocupar essas lacunas. Antes disto, o ganês André Ayew aterrizou em Istambul com certo alarde. Emprestado pelo Swansea, rebaixado na última Premier League, o rápido e forte atacante é um dos atrativos do próximo Campeonato Turco.

Sornoza, Szymanski, Fabián… Uma das ‘novelas’ no país foi a busca do Fener por um meia. Nenhum dos três citados veio e a equipe acabou contratando Yassine Benzia, um atleta com características diferentes dos outros citados, já que é marcado mais por pisar em zonas ofensivas do que em organizar o jogo. Para o lugar de Souza, Jaílson, ex-Grêmio, foi adquirido e a transferência pode ser interessante para o brasileiro — ainda novo, ele tem o que evoluir.

Outro perfil que foi capaz de ser visto foi na aposta de jovens jogadores. Criados no Altinordu, um dos clubes com melhor trabalho de base no mundo, o meia Baris Alici e o goleiro Berke Özer foram contratados. O arqueiro, principalmente, é destacável — já que é um dos maiores promissores da posição no futebol mundial. Os dois somam à presença de Elijf Elmas, um dos melhores jogadores das divisões inferiores do clube, que começa a ganhar notoriedade na equipe principal.

Outros jogadores que foram contratados: Islam Slimani (ATA, Leicester), Michael Frey (ATA, Zurich), Diego Reyes (ZAG, Porto), Harun Tekin (GOL, Bursaspor), Tolga Cigerci (MC, Galatasaray), Ferdi Kadioglu (MEI, NEC Nijmegen)

Benzia terá a missão de substituir Giuliano (Foto: Divulgação/Fenerbahçe)

Basaksehir

Sem dúvida, o mais tímido das quatro grandes ‘potências’ do país atualmente. É verdade que o treinador Abdullah Avci trabalha com essa base, que vem rendendo muitos frutos, há um tempo, mas o clube poderia ter saído com um saldo mais positivo nesta janela.

Como destaque, a principal contratação fica por conta de Milos Jojic. O sérvio, que fez parte do elenco do Köln que foi rebaixado na Bundesliga, é um meia central muito técnico, que possui certo destaque nas jogadas que envolvem bola parada e que, naturalmente, ganhará espaço na equipe titular.

Outros jogadores que chegaram na atual janela foram o meia central Soner Aydogdu, um dos nomes mais sólidos do Akhisarspor na última temporada, e o lateral-esquerdo Karim Hafez, que vem para suprir a ausência de Gael Clichy, machucado, neste início de temporada.

A janela do Basaksehir ficou marcada também pelo possível começo de uma reformulação do elenco. Com muitos jogadores acima da média, o clube negociou a saída de jogadores como Mehmet Batdal, Egemen Korkmaz, Mevlüt Erdinc e Aurélien Chedjou — todos acima dos 30 anos.

Outro jogador que foi contratado: Yaren Sozer (GOL, Melbourne City)

Besiktas

Única equipe turca que conseguiu terminar na primeira colocação de um grupo na Liga dos Campeões em toda a história, o Besiktas teve uma última temporada de altos e baixos, mas é inegável que há material humano suficiente para o treinador Senol Günes colocar os alvinegros no topo da tabela de classificação novamente.

A perda de Anderson Talisca para o futebol chinês é grande. Principal jogador do Besiktas nas últimas temporadas, o brasileiro optou em deixar a Turquia para se aventurar no interessante futebol chinês. Para seu lugar, Adem Ljajic chegou. O sérvio atuou em uma faixa mais centralizada na última temporada pelo Torino e possui qualidade técnica para exercer tal função.

Outro que deixou a Vodafone Arena foi o goleiro Fabri, que se despediu após uma emocionante entrevista coletiva. Nesta lacuna, o Besiktas foi atrás de Loris Karius, que, apesar da falha na final da última Liga dos Campeões, ainda tem muito a oferecer e pode encontrar sua melhor forma na Turquia.

Contratações pontuais feitas em uma equipe que já provou que é capaz de voar alto e que possui uma boa equipe titular são os argumentos que provam que a temporada do Besiktas pode ser boa e que os alvinegros vão batalhar pelo título.

Outros jogadores que foram contratados: Enzo Roco (ZAG, Cruz Azul), Gülven Yalcin (ATA, Bayer Leverkusen), Jermaine Lens (PE, comprado em definitivo junto ao Sunderland), Dorukhan Toköz (VOL, Eskisehirspor)

Ljajic é uma interessante contratação do Besiktas (Foto: Divulgação/Besiktas)

Outros clubes

  • O Trabzonspor, que é liderado pelos ótimos Yusuf Yazici e Abdulkadir Ömur, apostou em mercados ‘alternativos’: o zagueiro Majid Hosseini e o meia Vahid Amiri vieram do futebol iraniano, enquanto que o ponta Antonhy Nwakaeme estava em Israel. Por outro lado, Okay Yokuslu, um dos melhores nomes da atual geração turca, foi para o Celta de Vigo.
  • Bursaspor protagonizou uma das ‘transferências’ mais bizarras da janela: o polonês Kamil Grosicki fez exames após clube e Hull City chegarem a um acordo financeiro e, quando tudo estava se encaminhando para o fim, o atleta voltou atrás e não assinou o contrato. Para o clube, que busca altas posições, chegaram o meia Stéphane Badji, o atacante Diafra Sakho, o zagueiro Santiago Vergini e o volante Henri Saivet.
  • O ponta-direita Bilal Basacikoglu finalmente jogará no seu país-natal. Com 23 anos, o atleta da base do Heerenveen jogará no Kayserispor.
  • O Akhisarspor, atual campeão da Copa da Turquia, perdeu alguns jogadores, mas se reforçou com Adrien Regattin, o velocista Elvis Manu, Avdija Vrsajevic, Güray Viral e o volante português Josué.
  • O Alanysapor, além dos atacantes Bobô e Papiss Cissé, contratou o jovem zagueiro Merih Demiral. Criado na base do Sporting, o defensor de 20 anos é um dos nomes que pode render frutos para a seleção em tempos futuros e chega por empréstimo.

Jornalista do LANCE!. Futebol além das quatro linhas. Tudo que é ‘aleatório’ também presta.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade