O balanço dos clubes turcos na janela
Após o fim da janela de transferências, trago um resumo e alguns comentários sobre o desempenho dos clubes da Turquia no período. Depois de uma Süper Lig muito disputada na temporada passada, a expectativa para a sequência do futebol turco para os próximos meses é alta.
O período de transferências ficou marcado pela saída de muitos jogadores importantes para os grandes clubes do país. As equipes, por consequência, tiveram que se ‘reinventar’ na janela para garantir a competitividade necessária em busca do campeonato.
Galatasaray
Atual campeão, o Galatasaray perdeu o atacante Bafétimi Gomis, responsável pela maioria dos gols marcados pela equipe na temporada passada, para o Al-Hilal. Outro que foi muito especulado no mundo árabe foi Younes Belhanda, mas o marroquino permanecerá.
Entre as contratações, é inegável dizer que o destaque é Emre Akbaba — um dos principais nomes do Alanyaspor. Apesar de carregar certa inconstância, o meia da seleção vai agregar demais na equipe. No começo da temporada, o treinador Fatih Terim já ensaiou que usará ele e Belhanda juntos. E quem ganha com isso é o próprio Galatasaray.
Outro que também vem com certo destaque é Badou Ndiaye. Conhecido pela torcida, o senegalês jogou no Galatasaray na primeira metade da última temporada, sendo um dos destaques da equipe no período, até se transferir ao Stoke. Marcado pela sua notável ocupação de espaços, o volante está de volta após o clube inglês ter sido rebaixado.
Por fim, o último atleta que merece atenção é Henry Onyekuru. Após uma temporada razoável para boa no Anderlecht, o nigeriano foi emprestado e tenta ter o mesmo desempenho dos tempos de KAS Eupen, quando foi uma das sensações do futebol mundial. Até aqui, o jovem de 21 anos se mostrou bem entrosado e como um tiro certeiro do Galatasaray.
Outros jogadores que foram contratados: Ömer Bayram (LE, Akhisarspor), Mugdat Celik (ATA, Akhisarspor) e Yuto Nagatomo (LE) foi adquirido em definitivo junto à Internazionale.

Fenerbahçe
A temporada não começou como o torcedor do Fener esperava: eliminação na fase preliminar da Champions League para o Benfica apresentando um jogo abaixo do esperado. Depois disso, alguns jogadores importantes, como Souza e Giuliano, anunciaram que estavam de mudança para o futebol árabe — Al-Ahli e Al-Nassr, respectivamente.
Portanto, a janela pós-Champions League do Fenerbahçe foi baseada em contratar jogadores para ocupar essas lacunas. Antes disto, o ganês André Ayew aterrizou em Istambul com certo alarde. Emprestado pelo Swansea, rebaixado na última Premier League, o rápido e forte atacante é um dos atrativos do próximo Campeonato Turco.
Sornoza, Szymanski, Fabián… Uma das ‘novelas’ no país foi a busca do Fener por um meia. Nenhum dos três citados veio e a equipe acabou contratando Yassine Benzia, um atleta com características diferentes dos outros citados, já que é marcado mais por pisar em zonas ofensivas do que em organizar o jogo. Para o lugar de Souza, Jaílson, ex-Grêmio, foi adquirido e a transferência pode ser interessante para o brasileiro — ainda novo, ele tem o que evoluir.
Outro perfil que foi capaz de ser visto foi na aposta de jovens jogadores. Criados no Altinordu, um dos clubes com melhor trabalho de base no mundo, o meia Baris Alici e o goleiro Berke Özer foram contratados. O arqueiro, principalmente, é destacável — já que é um dos maiores promissores da posição no futebol mundial. Os dois somam à presença de Elijf Elmas, um dos melhores jogadores das divisões inferiores do clube, que começa a ganhar notoriedade na equipe principal.
Outros jogadores que foram contratados: Islam Slimani (ATA, Leicester), Michael Frey (ATA, Zurich), Diego Reyes (ZAG, Porto), Harun Tekin (GOL, Bursaspor), Tolga Cigerci (MC, Galatasaray), Ferdi Kadioglu (MEI, NEC Nijmegen)

Basaksehir
Sem dúvida, o mais tímido das quatro grandes ‘potências’ do país atualmente. É verdade que o treinador Abdullah Avci trabalha com essa base, que vem rendendo muitos frutos, há um tempo, mas o clube poderia ter saído com um saldo mais positivo nesta janela.
Como destaque, a principal contratação fica por conta de Milos Jojic. O sérvio, que fez parte do elenco do Köln que foi rebaixado na Bundesliga, é um meia central muito técnico, que possui certo destaque nas jogadas que envolvem bola parada e que, naturalmente, ganhará espaço na equipe titular.
Outros jogadores que chegaram na atual janela foram o meia central Soner Aydogdu, um dos nomes mais sólidos do Akhisarspor na última temporada, e o lateral-esquerdo Karim Hafez, que vem para suprir a ausência de Gael Clichy, machucado, neste início de temporada.
A janela do Basaksehir ficou marcada também pelo possível começo de uma reformulação do elenco. Com muitos jogadores acima da média, o clube negociou a saída de jogadores como Mehmet Batdal, Egemen Korkmaz, Mevlüt Erdinc e Aurélien Chedjou — todos acima dos 30 anos.
Outro jogador que foi contratado: Yaren Sozer (GOL, Melbourne City)
Besiktas
Única equipe turca que conseguiu terminar na primeira colocação de um grupo na Liga dos Campeões em toda a história, o Besiktas teve uma última temporada de altos e baixos, mas é inegável que há material humano suficiente para o treinador Senol Günes colocar os alvinegros no topo da tabela de classificação novamente.
A perda de Anderson Talisca para o futebol chinês é grande. Principal jogador do Besiktas nas últimas temporadas, o brasileiro optou em deixar a Turquia para se aventurar no interessante futebol chinês. Para seu lugar, Adem Ljajic chegou. O sérvio atuou em uma faixa mais centralizada na última temporada pelo Torino e possui qualidade técnica para exercer tal função.
Outro que deixou a Vodafone Arena foi o goleiro Fabri, que se despediu após uma emocionante entrevista coletiva. Nesta lacuna, o Besiktas foi atrás de Loris Karius, que, apesar da falha na final da última Liga dos Campeões, ainda tem muito a oferecer e pode encontrar sua melhor forma na Turquia.
Contratações pontuais feitas em uma equipe que já provou que é capaz de voar alto e que possui uma boa equipe titular são os argumentos que provam que a temporada do Besiktas pode ser boa e que os alvinegros vão batalhar pelo título.
Outros jogadores que foram contratados: Enzo Roco (ZAG, Cruz Azul), Gülven Yalcin (ATA, Bayer Leverkusen), Jermaine Lens (PE, comprado em definitivo junto ao Sunderland), Dorukhan Toköz (VOL, Eskisehirspor)

Outros clubes
- O Trabzonspor, que é liderado pelos ótimos Yusuf Yazici e Abdulkadir Ömur, apostou em mercados ‘alternativos’: o zagueiro Majid Hosseini e o meia Vahid Amiri vieram do futebol iraniano, enquanto que o ponta Antonhy Nwakaeme estava em Israel. Por outro lado, Okay Yokuslu, um dos melhores nomes da atual geração turca, foi para o Celta de Vigo.
- Bursaspor protagonizou uma das ‘transferências’ mais bizarras da janela: o polonês Kamil Grosicki fez exames após clube e Hull City chegarem a um acordo financeiro e, quando tudo estava se encaminhando para o fim, o atleta voltou atrás e não assinou o contrato. Para o clube, que busca altas posições, chegaram o meia Stéphane Badji, o atacante Diafra Sakho, o zagueiro Santiago Vergini e o volante Henri Saivet.
- O ponta-direita Bilal Basacikoglu finalmente jogará no seu país-natal. Com 23 anos, o atleta da base do Heerenveen jogará no Kayserispor.
- O Akhisarspor, atual campeão da Copa da Turquia, perdeu alguns jogadores, mas se reforçou com Adrien Regattin, o velocista Elvis Manu, Avdija Vrsajevic, Güray Viral e o volante português Josué.
- O Alanysapor, além dos atacantes Bobô e Papiss Cissé, contratou o jovem zagueiro Merih Demiral. Criado na base do Sporting, o defensor de 20 anos é um dos nomes que pode render frutos para a seleção em tempos futuros e chega por empréstimo.
