O ouro da Coreia do Sul nos Jogos Asiáticos não será importante apenas para Heung-Min Son

Sergio Santana
Sep 1, 2018 · 3 min read

Na manhã deste sábado (01), a Coreia do Sul venceu o Japão na prorrogação por 2 a 1 e garantiu a medalha de ouro dos Jogos Asiáticos — o equivalente ao nosso Pan-Americano — no futebol.

Como noticiado por grande parte da mídia, a competição ganhou importância pela situação envolvendo Heung-Min Son, astro do Tottenham, com o serviço militar obrigatório no país. Como o atacante ganhou uma glória ao esporte sul-coreano, ele, assim como todo o elenco, está liberado do exército e todos poderão seguir suas carreiras normalmente.

Por jogar em um clube que vem carregando destaque em uma das cinco grandes ligas da Europa, é óbvio que a situação de Son seria a mais observada de todas, mas o elenco vai bem além dele. Muitos jogadores talentosos e ainda jovens foram convocados e é um alívio saber que todos poderão seguir suas carreiras daqui um tempo sem ter a preocupação de ter que servir ao exército e sair do eixo do futebol.

Lee é um dos jogadores mais promissores do futebol sul-coreano (Foto: Martin Bureau/AFP/Getty Images)

O principal destaque vai para Seung-Woo Lee, atleta do Hellas Verona e com passagens pelo Barcelona no futebol de base. Muito habilidoso, o atacante de 20 anos tem grande capacidade de dribles curtos e mostrou no próprio torneio que sua finalização está evoluindo, marcando dois golaços durante a campanha dourada. Apesar de ainda não ter mostrado um grande futebol na Itália, esta temporada deverá ser um divisor de águas na carreira do jogador — particularmente, espero muita coisa desse menino.

Outro nome que ganhou certa notoriedade na última temporada foi o de Hee-Chan Hwang, também atacante. Jogando pelo Red Bull Salzburg, ele fez parte do elenco que foi às semifinais da Liga Europa. No último dia de janela, foi confirmado o empréstimo do atleta de 22 anos ao Hamburgo, que está na segunda divisão alemã — assim como Jae-Sung Lee, outro promissor, que está no Holstein Kiel. A transferência para uma divisão inferior pode ser a transição entre o futebol austríaco para o de ‘elite’ perfeita. Lá, ele terá tempo e espaço suficiente para se desenvolver. Muito incisivo, sua habilidade de atacar espaços é notável, mas precisa melhorar o controle da bola nos pés.

Gravem o nome: Hwang tem tudo para se desenvolver na Alemanha (Foto: Allsport Co./Getty Images)

Hyeon-Woo Jo, que teve um desempenho gigantesco na Copa do Mundo, também esteva no elenco dos Jogos Asiáticos. O goleiro, que foi treinado pelo brasileiro Valdir Bardi durante sua carreira, permaneceu no futebol asiático, mas as seguidas boas atuações pela seleção podem garantir uma transferência para a Europa daqui um tempo. Olho nele, que está com 26 anos.

Jo coleciona boas atuações pela seleção (Foto: Yifan Ding/Getty Images)

O volante Jung-Min Kim, titular durante boa parte do torneio, é outro que pode render frutos no futuro. Com apenas 18 anos, ele está no FC Liefering, outro time que tem linhagem com a Red Bull e está na segunda divisão da Áustria, e foi importante na temporada passada, marcando 3 gols e dando 2 assistências em 13 partidas na 2.Liga. Se manter esse nível, o meia central fará parte do futuro do RB Salzburg.

Por último, o zagueiro Min-Jae Kim é mais um tem seu futuro ‘garantido’. Fora da Copa do Mundo por conta de uma lesão, o defensor do Jeonbuk Hyundai tem 21 anos e é um dos nomes mais promissores do futebol local. Mesmo jovem, ele já é um dos jogadores mais importantes de uma das equipes mais importantes da Coreia do Sul.

Gratificante saber que todos esses nomes poderão continuar com o futebol sem se preocupar com a questão do alistamento militar daqui uns anos. A vitória sobre a Alemanha na Copa do Mundo mostra como o futebol da Coreia do Sul está em um grande processo de evolução e essa medalha de ouro será importante para isso continuar crescendo.

Sergio Santana

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade