Shirley Temple

Sergio Vieira
5 min readJun 6, 2023

--

Tenho a certeza quem alguém por aqui sabe quem foi Shirley Temple e que ela foi a primeira criança a ser tornar uma das celebridades mais famosas aos seis anos, no início da década de 1930.

Mas aqui estão alguns fatos interessantes sobre Shirley Temple que provavelmente você não conhece:

Shirley Temple Black (nascida a 23/Abril/1928 — falecida a 10/Fev/2014) foi atriz, cantora, dançarina e diplomata americana, número um de bilheteira de Hollywood como atriz infantil de 1934 a 1938. Bem mais tarde, foi nomeada Embaixadora dos Estados Unidos em Gana e na Checoslováquia, e também serviu como Chefe do Protocolo dos Estados Unidos.

Ser Temple não era uma tarefa fácil como ela afirmou uma vez à revista People. Todas as noites sua mãe enrolava o seu cabelo em 56 caracóis perfeitos. E assim que Temple se deitava, a história para dormir era na realidade o roteiro do dia seguinte. Sua mãe Gertrude lia as falas e Temple as repetia até adormecer. De manhã, Temple já havia memorizado as falas de todos os personagens da cena, incluindo as suas.

O New York Times em um dos artigos sobre a prodígio publicou que, se alguma das duas dúzias de crianças se portasse mal nas filmagens, ela era fechada numa sala cm isolamento acústico sem janelas, apenas com um bloco de gelo para se sentar. “Tanto quanto sei, a caixa negra não causou danos duradouros na minha psique”, afirmou Temple no seu livro de memórias. “A sua lição de vida, no entanto, foi profunda e inesquecível. Tempo é dinheiro. Tempo desperdiçado significa dinheiro desperdiçado e isso significa problemas.

Aos seis anos, Temple foi a primeira a receber o Prêmio da Academia para jovens.

Em 1936, em plena Depressão, Temple conseguiu um contrato que pagava mais de 50.000 dólares por filme (equivalentes hoje a cerca de US$ 1.100.000).

Temple entregou a Walt Disney o Oscar especial por Branca de Neve e os Sete Anões (1937). E este era bem especial: o Oscar de tamanho normal era acompanhado de sete pequenos Oscares.

Em 1939, uma mulher tentou assassinar Temple enquanto ela cantava Silent Night (Noite Feliz) num programa de rádio ao vivo. A justificativa seria a de que Temple tinha roubado a alma da filha e que matar a atriz a libertaria. Ela relembrou o evento durante uma conferência de imprensa em 1998 na American Booksellers Association em Anaheim, Califórnia, segundo o Deseret News. Ela disse que, enquanto cantava durante uma apresentação de rádio na CBS em Hollywood, uma mulher “sacou uma arma bem grande e começou a apontá-la” para ela e que então um policial agarrou a mulher e retirou-a do estúdio.

O The Hollywood Reporter noticiou que, durante o reinado de Temple em Hollywood, havia um rumor persistente na Europa de que ela não era uma criança, mas sim “um anão adulto disfarçado”. Esse rumor foi posto de parte depois de o Vaticano ter enviado o Padre Silvio Massante para verificar que Temple era de facto uma criança que, por acaso, tinha imenso talento.

As atrizes Shirley Jones e Shirley MacLaine receberam o nome em homenagem a Shirley Temple.

Temple aparece na capa do álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

Temple deixou de acreditar no Papai Noel aos 6 anos — e a sua fama teve algo a ver com isso. “A minha mãe me levou a uma loja de departamentos para ver Papai Noel, e ele me pediu um autógrafo”, disse ela.

No oitavo aniversário de Temple — na verdade, ela fazia 9 anos, mas o estúdio queria que ela fosse mais nova — ela recebeu mais de 135.000 presentes de todo o mundo. Os presentes incluíam um canguru bebê da Austrália e um bezerro Jersey premiado de um grupo de alunos do estado do Oregon.

Embora Judy Garland fosse a escolha ideal para o papel de Dorothy Gale no filme O Mágico de Oz de 1939, foi Temple quem ganhou a votação popular dos fãs do livro original de 1900. “Judy Garland não era a escolha popular entre os fãs do livro”, disse à Fox News o historiador e colecionador Jay Scarfone, co-autor de The Road to Oz. “Judy tinha 15 anos, o que era considerado muita idade para o papel. Ela era vivaz e exagerada. A Dorothy de ‘O Mágico de Oz’ tem uma personalidade muito diferente da que é vista no filme. Mas nunca houve uma candidata séria, apenas Judy Garland”.

No seu livro de memórias Child Star, Temple afirmou que um produtor da MGM, que era conhecido por ser um "predador", abriu o fecho das calças e se expôs a ela durante o primeiro encontro entre ambos em 1940 (sim, ela tinha 12 anos!). Como não conhecia a anatomia masculina, ela reagiu com um riso nervoso e ele a expulsou do seu escritório.

Em 1988, Temple revelou numa entrevista transmitida pelo programa Entertainment Tonight que Ronald Reagan beijava muito bem. “Ele era um dos que melhor beijava”, declarou ela. Os dois atuaram juntos no filme de 1947 That Hagen Girl, em que a sua personagem temia que o professor interpretado pelo futuro presidente fosse o seu pai ilegítimo. Apesar da química na tela, o filme foi “provavelmente um dos piores filmes que qualquer um de nós já fez”, disse Temple.

Mesmo tendo se tornado um ícone de Hollywood antes de atingir os 10 anos, Temple quase perdeu tudo, admitiu mais tarde. O motivo foi a gestão desastrada que seu pai fez das finanças dela ao longo dos anos. “Estava tudo bem até aos 22 anos e perguntei ao meu pai e ao seu sócio”, recordou Temple a Larry King. “Eu disse: ‘Sabem, eu tinha 21 anos e não recebi o dinheiro. Tenho 22 anos, onde está o dinheiro?”… Foi uma reunião de duas horas e meia em nossa casa e, finalmente, eu disse: “Resuma! O que é eu tenho? Bem, eles disseram que dos cerca de 3,4 milhões de dólares que ganhei, havia 44 mil dólares no meu fundo fiduciário. Era só isso. E isso foi um choque”. Quando King perguntou a Temple se ela ainda estava zangada com o pai, ela surpreendentemente disse que não. “Acho que eu teria pago ao estúdio pelo privilégio de trabalhar e acho que o fiz”, explicou. “Eu não o culpo. O meu pai deixou a escola quando estava no sétimo ano. Ele trabalha em um banco durante a Depressão. E ele era como um inocente levado ao matadouro. Acho que as pessoas que o aconselharam fizeram um mau trabalho. Não o culpo nem um bocadinho”.

Fonte principal: O livro de histórias de sonhos e beleza

Mais fotografias/informações:
Shirley Temple: in pictures — https://www.telegraph.co.uk/culture/culturepicturegalleries/10630733/Shirley-Temple-in-pictures.html?frame=

--

--

Sergio Vieira
Sergio Vieira

Written by Sergio Vieira

A dinosaur: more than 67 years on this planet.

No responses yet