“Existem apenas duas emoções que a espécie humana experimenta:

medo e amor

as outras emoções derivam direta ou indiretamente dessas duas emoções”

Sillas Gomes
6 min readNov 8, 2019
Duchess365

Em 1997, Erykah Badu estava grávida de Seven, seu primeiro filho.
Durante a gravidez ela compôs e lançou seu primeiro álbum: Baduizm.
As músicas desse álbum foram o jeito dela se comunicar com o seu bebê. Como ele ainda estava na barriga, não parecia adiantar muita coisa falar com a criança. Então ela usou a vibração das músicas pra o bebê poder sentir as mesmas emoções, as mesmas energias que ela.

Eu me identifico com a Erykah Badu porque ela sabe se comunicar usando a música. Ela usa os sons pra fazer as coisas vibrarem em tais e tais energias e quando tu escuta, tua própria energia vibra de volta. Tipo tocar um tambor com outro parado perto. Não tão tocando nele mas pode reparar que ele tá tremendo. Isso é muito sagaz! Aliás os bichos usam isso o tempo todo.
E funciona! Energia é linha direta de comunicação.

Esse texto é pra explicar um pouco do que eu entendo/sinto quando ouço New Amerykah, uma sequência de dois álbuns falando sobre o nosso povo, nosso corpo e espírito, sobre o mundo onde a gente vive hoje… O título do texto é a introdução de “Love”, uma música da Parte II. É bem gostosinha e até meio boba, mas só a introdução já explica muita coisa sobre o racismo.

“Nossas emoções tem uma frequência vibratória para elas.
Há apenas duas emoções que a espécie humana experimenta:
Medo e Amor
Todas as outras emoções se ramificam direta ou indiretamente dessas duas.
O medo tem uma vibração de frequência longa e lenta.
Enquanto o amor tem uma frequência muito rápida e alta.”

Na Parte I ela fala muito sobre o caos que é a vida de preto nesse mundo (quase) todo destruído pelos brancos. Fala de como a gente vive com medo, como a gente sofre tanto e continua escravizado por causa de um medo que não é nosso, por causa do medo que eles (brancos) tem da gente.

Já a Parte II é sobre amor, cura e liberdade. Sem medo. Nosso espírito renasce quando a gente volta a amar nossa família. O Povo Original precisa recuperar o seu amor pra o mundo voltar a vibrar na sua frequência correta.

Lembrando: ela não “disse” nada disso. É o que eu entendo.
Cê pode ir lá perguntar pra ela e não ter nada a ver hahhaha.

medo

É a única arma que o branco tem, e a única que ele usa desde sempre.
A terra não gosta deles e eles não gostam de nada, de ninguém. Na real eles não sentem nada. Nada além de medo. O medo é tudo que eles conhecem. Impressionante mesmo é que de alguma forma eles aprenderam a controlar essa energia. Se não fosse isso eles não teriam nem 10% do que tem hoje. Absurdo ou não, você não precisa acreditar mas é real. Eles aprenderam a dominar o medo e pior, a usar o medo como arma. Criaram um veneno a partir disso, uma espécie de droga sintética. Foi assim que dominaram o resto do mundo. Todo lugar onde o branco passou, foi contaminado pelo medo. Tudo que ele tocou foi envenenado. O mundo não tá com tá atoa.
Repetindo: se não fosse isso eles nunca teriam dominado os povos de cor.

Os pretos até hoje sofrem por causa desse veneno.
A sensação é de paralisia. Não mexer, não piscar, não pensar, não respirar. Tudo é uma ameaça. Tudo tá contra mim. Tudo pode me atacar a qualquer momento. Tenho que destruir tudo logo antes que me destruam. Qualquer semelhança com Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade e afins, é mera coincidência… Nosso corpo NASCE E MORRE doente porque nosso sangue tá infectado com a doença do branco. A gente passou a viver pelo medo. É o caso mais grave de intoxicação da história do planeta.
Eu sugeria comer mais inhame rs…

amor

É terra, água, luz, sombra, vento, fogo, VONTADE!
É a vida fluindo. É a força que mantém o fluxo da vida.
Foi do amor que a gente nasceu. Da necessidade de continuar a vida.
O nosso povo foi o primeiro a viver nesse mundo. Foi o primeiro filho.
A gente é feito da terra. E a terra sempre dividiu sua força com a gente.
Seus segredos, mistérios, tudo sempre foi nosso. E ainda é. Essa é nossa única herança. Mas te garanto que não tem herança maior, e nem melhor. Eu e você, a gente tava lá quando começou. A gente escolheu vida. A gente escolheu amor. Escolheu eternidade. A prova?! Eu e você! Que já morremos tantas vezes e ó! Tamo aqui! O amor traz a gente de volta sempre que nasce um filho preto. Amor é o que mantém a roda girando. Amor é vida eterna.
Ancestralidade é amor.

Como de costume, o mais velho é o responsável pela casa e pelos mais novos. O filho mais velho é a gente. E a gente não tá amando nossa terra, nossa casa, nossa família o suficiente pra colocar o caçula no lugar dele.
É isso. Amor é a ordem perfeita do universo. Eu acabei de falar pra vocês que branco não conhece amor. A prova?! Você consegue me falar alguma coisa, qualquer coisa na história do mundo que o branco já fez pra manter, só manter a ordem natural das coisas? Consegue me falar alguma coisa que o branco já fez que não bagunçou tudo? Cadê o mais velho, que não vê isso? Papo reto? Só corre frouxo porque a gente deixa. Quando a gente se resolver e levantar, cabô a baderna. Num tem branco certo.
Tá faltando amor, família. É um ritmo só.

Olha pra você.
Sente o chão que tá pisando. Sente a chuva fazendo tudo crescer de novo. Sente a luz. Há quanto tempo tu não sente isso? Tá muito tempo na sombra. Muito tempo na caverna. Já deu, vem pra fora. Sente esse vento te jogando pra frente. Sente o fogo crescendo por dentro. Fica com medo não! Bora! Isso é vida! Isso é a vontade divina. É o que tem que ser. É o que é.
Isso é amor. Amor é cura. A terra precisa de amor.

artista não identificado

O mundo que a gente vive hoje é um cenário de guerra.
De um lado tá o branco, destruindo tudo o que vê pela frente com a sua fome de poder. Do outro tá a terra, brigando com todas as forças que tem pra exterminar o branco e parar a ameaça. Nós tamo bem no meio. A terra tá esgotada. Mais de 5 mil anos na mesma peleja. O mundo tá acabando.

Falta o que pra botar as coisas de volta no lugar? A terra vai ficar esperando? Que que falta? Todas as células do teu corpo lembram de lá. Lembram da gente. Toda elas sabem o que tem que fazer. Então falta o que pra parar de fingir, pra parar de fugir? A terra não pode esperar mais.
Já passou da hora! Vambora! Ame o seu povo agora.
E destrua tudo que te impedir disso. Sem medo.

luz :)

--

--