A Igreja ainda é uma instituição de Divina!!!

Estou aqui refletindo sobre a vida e as circunstâncias dos últimos dias e bateu aquela vontade de colocar em palavras as coisas que andam na minha cabeça nesse exato momento… E bem, eu amo um Textão!!! Tenho escrito pouco nos últimos tempos, a mente anda num turbilhão e falta foco para transformar os pensamentos e sentimentos em idéias organizadas e parágrafos que façam sentido… mas nesse exato momento me sinto bastante impulsionada a fazer uma grande e extensa declaração de gratidão a Deus, a vida e as minhas amadas Igrejas, assim mesmo no plural, são duas, igualmente amadas e pelas quais eu sou igualmente grata!
Antes da grande declaração de amor, vamos ao choque de realidade, eu entendo perfeitamente que muita gente não se sinta cativado por esta, que as vezes é dita como uma “Instituição Falida”. Como quase todo mundo que eu conheço nesse mundo gospel, eu também já passei por um momento de muita descrença na “Instituição Igreja”… Mas fiz as pazes com as minhas decepções há alguns anos quando entendi que “algumas pessoas” e não “todas as igrejas do universo inteiro” tem momentos ruins, de falta de sabedoria e falta iluminação divina para fazer e principalmente DIZER o que é certo. Existe gente boa e gente ruim na sociedade, e todos os tipos de pessoas também estão na Igreja. Um dia me ensinaram a pensar assim: “Ainda bem que gente ruim vai à Igreja, lá elas vão se tornar pessoas melhores!”.. rsrs… Mas não é que é verdade?… Isso bem foi libertador na época e com o tempo eu consegui amadurecer, me tornar uma pessoa melhor e mais agradável através dos dois lugares incríveis que Deus colocou no meu caminho. Fiz amigos maravilhosos e atualmente as pessoas que têm sido meu esteio e meu porto seguro, eu conheci justamente por meio dessa instituição tão desacreditada pela sociedade, e eu concordo que não é sem motivo! Tem muita gente ruim falando e fazendo absurdos em nome de alguma Igreja, e me entristece o quanto isso é mais midiático que as coisa belas e doces que vejo todos os dias.
Mesmo sendo capaz de entender, com conhecimento de causa, as decepções das pessoas com as igrejas, também vejo que damos muito ibope para os absurdos e fazemos pouco barulho sobre as coisas lindas da vida, e nesse exato momento eu gostaria de muuuuitooo fazer barulho, gritar aos quatro ventos, não sobre as coisas ruins, mas pelas coisas boas que podem nos acontecer se tivermos um pouquinho de fé nas pessoas!!!
É bem controverso pra mim nesse exato momento, os amigos mais próximos sabem que a vida não anda tão colorida e bela como parece no facebook… rsrs… Mas existe momento melhor para dar valor as coisas boas da vida do que no meio do caos!? Não mesmo!… Definitivamente esse é o melhor momento! Não apenas é possível agradecer e estar feliz por algumas coisas, como também é necessário!
Eu tenho me dado conta de que o amor, a caridade, o companheirismo e o carinho só são percebidos em abundancia e em sua máxima intensidade no meio da tempestade. Quando está tudo bem, essas dádivas estão lá, mas não somos capazes de perceber o quanto elas são importantes na nossa vida. E eu bem sei nesse exato momento exatamente o valor de cada uma dessas coisas. Aliás, melhor que isso, eu sei que tudo que eu tenho recebido é infinito e imensurável!
Então vamos dar nome aos bois, aliás… Bois não… Vamos dar nomes as ovelhinhas mais fofas do universo! Esses dois lugares realmente merecem uma linda menção honrosa!
Vou começar lá na minha cidade natal… minha amada igreja em Itapuã, Vila Velha-ES. Sim ainda é e sempre será a “Minha amada Igreja!!!”… Lá eu me batizei, me casei e acima de tudo me curei de muitos conflitos internos e crenças incorretas. Por força do destino (também conhecido como: “Vontade de Deus”) eu vim pra SP há quase 2 anos, mas meus amigos de lá ainda me mandam mensagens, me ligam, oram por mim… Eu ainda peço mil conselhos para o meu Pastor. Às vezes eu me pergunto se ele está arrependido das coisas que ele teve tanto trabalho para me ensinar. Ele passou anos tentando me ensinar a não passar pelos problemas da vida sozinha, a procurar conselho, a pedir oração… E não é que eu finalmente aprendi!? Espero que ele não tenha se arrependido de ter me ensinado isso… Por que agora eu simplesmente não me vejo vivendo sem esse cuidado e dou esse mesmo conselho pra todo mundo!!! Rsrs… É incrível, mas minha linda Igreja em vila velha não deixou que eu me sentisse sozinha em nem um minuto sequer, eu contei com eles tantas vezes que eu perdi a conta… Quase 1000 km de distância não foram o suficiente para diminuir o amor que eu tanto precisei nos últimos tempos. E essa semana num momento bem difícil, lá estavam ele me abraçando, me dando palavras de carinho e sendo maravilhosos como eles sempre são.
E agora a Hillsong, minha casa atual, onde eu sirvo e aprendo todos os domingos… Falar da Hillsong é meio surreal… E eu vou precisar ser mais verborrágica aqui… e não é por mais amor, mas convenhamos é bem difícil se fazer crível quando você fala de pessoas que você conheceu a menos de 1 ano. Então vou apelar para as citações, por que eu me lembro bem que alguém já falou sobre isso com perfeição… tem um texto de Benjamin Constant que fala sobre amor e retrata bem o que eles têm feito por mim:
“O amor supre a falta de lembranças por uma espécie de mágica. Todas as outras afeições necessitam de um passado para existir. O amor cria, como por encanto, um passado de que nos cerca. Dá-nos, por assim dizer, a consciência de havermos vivido anos a fio com alguém que há pouco era quase um estranho. O amor é só um ponto luminoso, e, contudo, parece apoderar-se do tempo. Há poucos dias não existia, logo mais, deixará de existir: mas enquanto existe esparge sua claridade sobre o tempo precedente e sobre o tempo que o sucederá.”
É exatamente essa percepção que retrata com exatidão o que eu tenho recebido… Eu não tenho uma longa história com as pessoas que me mandam mensagens diariamente para saber se eu estou bem, eu não sei a cor favorita delas, nem o dia do aniversário e eu não tenho um momento superengraçado que passamos juntos para poder lembrar. O que eu tenho é a percepção que eles escolheram deliberadamente me amar… E sim, eu acredito que o amor existe e deixa de existir por uma escolha, o amor é um comportamento e o sentimento é consequência… mas não vou discorrer sobre isso aqui, isso é assunto pra outro textão… rsrs…
A grande a verdade é que eles me aceitaram como família, cuidam de mim como família… Eles se revezaram para ficar comigo no hospital por 2 dias quando eu tive uma crise de gastrite e não tinha nenhum familiar perto… Nunca vou esquecer das palavras que eu troquei com o Pastor Pedro na igreja no dia que eu sai do hospital, eu agradeci pelo cuidado e disse: “Todos cuidaram de mim como se eu fosse da família” e ele me corrigiu: “Como se fosse não, você é! Você tem uma família aqui e você nunca vai estar sozinha! Isso pra nós é muito sério, não é da boca pra fora, nós somos uma família!” e naquele momento eu tive certeza que ali eu tinha pessoas que realmente eu podia contar.
Tantos deles passaram os últimos 2 meses me perguntando se eu estou melhor e reafirmando que continuam orando por mim… E por que!? Por que temos uma longa história de convívio e amizade!? Não mesmo, eles fazem tudo isso por que eu escolhi a Hillsong como minha Igreja em São Paulo e eles escolheram cumprir de todo coração os maiores mandamentos: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo”. E lá estão eles simplesmente sendo instrumentos da Graça de Deus na terra e Graça nada mais é que “Favor Imerecido”.
Enfim para esses dois lugares, não existem distancias nem fronteiras, quando eu estou em são Paulo a Igreja do Nazareno se faz presente graças a todas as facilidades que o mundo virtual permite, quando eu descobri e me apaixonei pela Hillsong em São Paulo eu perguntei ao pastor Severino se se ele ficaria triste se eu fosse para a Hillsong aqui e ele quase se sentiu ofendido com a minha pergunta, e mais uma vez lacrou com suas respostas inusitadas: “Claro que não!!! Vai mesmo, seja muito feliz e me conta tudo!!!”… E isso se chama “Visão do Reino” onde se coloca o amor as pessoas a frente das denominações.
E quando eu estou no Espírito Santo, meus lindos líderes e amigos da Hillsong mandam mensagens, carinho virtual, muita oração e nessa semana triste se fizeram presentes com a linda orquídea que enfeita esse textão. Não vou replicar aqui mas foi uma das mensagem de pêsames mais lindas e carinhosa que eu já vi.
Obrigada meu Deus, eu tenho duas casas incríveis que são exemplo “DO QUE FAZER” num mundo onde tantas instituições dão exemplo “DO QUE NÃO FAZER”!!!
Só Deus pode mudar o nosso caráter, mas Ele só muda se pedirmos e nós só pedimos quando estamos cercados de pessoas melhores do que nós mesmos, por isso não me resta dúvidas Igreja é sim um presente de Deus e existem sim mais exemplos bons do que ruins, basta focarmos nas coisas certas. ;-)